13.9 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 28, 2020
No menu items!
Início Nacional Universidade de Coimbra é a instituição portuguesa que mais financiamento recebeu do...

Universidade de Coimbra é a instituição portuguesa que mais financiamento recebeu do programa Horizonte 2020

É mais uma prova da excelente resposta da Universidade de Coimbra (UC) na cada vez mais exigente e competitiva área da investigação e inovação.

A UC é a instituição portuguesa que mais financiamento recebeu, até agora, no âmbito do programa comunitário Horizonte 2020: 31,6 milhões de euros.

Segundo dados recentemente divulgados pela Comissão Europeia, a Universidade de Coimbra lidera a lista de instituições portuguesas com mais financiamento obtido entre 2014 e 2020 (à frente do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e da Universidade do Minho), graças aos 31,6 milhões de euros conquistados por um total de 62 projetos.

Este resultado torna-se ainda mais significativo tendo em consideração que nesta soma não entram os financiamentos obtidos por centros de investigação associados da UC como o Centro de Estudos Sociais e o Centro de Neurociências e Biologia Celular.

“A Universidade de Coimbra afirma-se enquanto instituição pública portuguesa de referência, principalmente pela qualidade e pertinência dos projetos apresentados”,sublinha o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Entre os projetos da UC que obtiveram financiamento europeu no âmbito do programa Horizonte 2020 destacam-se, entre outros, o de lançamento do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (13,2 milhões de euros, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), o ERA@UC, de investigação do envelhecimento cardiovascular (2,5 milhões de euros) e o ContentMAP, de estudo do mapeamento do cérebro (1,8 milhões de euros).

“São exemplos claros da capacidade dos nossos investigadores, encontrando-se a par dos melhores a nível internacional. Depois de demonstrarmos que somos capazes de liderar no número de pedidos de patente a nível nacional, confirmamos agora a excelência da produção de conhecimento na UC”, acrescenta o Reitor.

Com um orçamento global de cerca de 77 mil milhões de euros, o Horizonte 2020 é o Programa-Quadro comunitário destinado ao apoio da investigação e da inovação e cobre o período 2014-2020.

No total, até janeiro de 2020, as instituições portuguesas receberam 818 milhões de euros do Horizonte 2020, para 2836 projetos de investigação e inovação.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Portugal com mais 87 mortos e 4.868 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 87 mortos relacionados com a covid-19 e 4.868 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a...

Morreu o treinador Vítor Oliveira aos 67 anos

Vítor Oliveira, treinador com uma longa carreira no futebol português, morreu hoje, aos 67 anos, depois de se sentir indisposto enquanto caminhava...

Mais de 10 mil candidaturas do Programa Apoiar submetidas até às 11h30

RECORDE DE CANDIDATURAS SUBMETIDAS Com uma dotação global de 750 milhões de euros a fundo perdido, o Programa...

Município da Sertã celebra Natal com programa simbólico

O Natal é uma época cheia de simbolismo e de gestos que permitem entrever o que há de melhor na natureza humana.

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: