Nos dias 14 e 15 de Fevereiro, no Seixal, e sob o lema “Lutar, Avançar nos Direitos – Valorizar os Trabalhadores, Por um Portugal com Futuro, realiza-se o XIV Congresso da CGTP-IN.
O distrito de Castelo Branco vai estar presente com cerca de 100 delegados e convidados (15 delegados e cerca de 80) convidados em representação dos diversos sectores de atividade, da Administração Pública e do Privado.
Esta participação é bem demonstrativa do enraizamento dos sindicatos da CGTP-IN nas empresas e locais de trabalho do distrito.
A preparação e dinamização do XIV Congresso da CGTP-IN envolveram o conjunto dos quadros sindicais do distrito que, nos seus sindicatos e em debates específicos, analisaram e deram contributos para o Programa de Ação que vai ser analisado e votado.
Esta dinâmica de participação democrática faz com que a CGTP-IN, e o projeto sindical que corporiza, se constitua como um dos mais poderosos instrumentos ao serviço dos trabalhadores, da sua emancipação e da edificação de um país democrático, desenvolvido e soberano.
Neste Congresso a última geração do 25 de Abril de 1974 vai sair dos órgãos dirigentes da CGTPIN.
No entanto, a forma como decorreu a discussão interna sobre substituições e as necessárias transições dá a garantia de que ela vai continuar a ser uma organização sindical democrática, unitária, independente, solidárias de massas e de classe.
“Os trabalhadores vão continuar a poder confiar na sua central sindical, que vai continuar a ser a central única dos trabalhadores portugueses”, refere a CGTP-IN.