15.8 C
Castelo Branco
Domingo, Abril 18, 2021
No menu items!
Início Cultura Lançamento do livro “A fabulosa galinha de Angola” de Luísa Fresta na...

Lançamento do livro “A fabulosa galinha de Angola” de Luísa Fresta na UCCLA

Uma fábula que incorpora temas como a exclusão, a poligamia, a ostentação, o racismo, a extinção das espécies e a ecologia, são os ingredientes do livro infanto-juvenil “A fabulosa galinha de Angola” que a escritora Luísa Fresta irá lançar no dia 22 de fevereiro, às 17h30, no auditório da UCCLA.

“A fabulosa galinha de Angola” tem a chancela da Editorial Novembro e será apresentado por Regina Correia.

O momento musical ficará a cargo de Paula Lourenço Santana.

A obra fala de um congresso de pássaros de África em Angola, é o pretexto para falar de temas como a exclusão, a poligamia, a ostentação, o racismo e a extinção das espécies.

Aqui a ecologia volta a ser tema de debate mas são os pássaros, e não os homens, que buscarão soluções para um estilo de vida que caminha para o abismo.

Contado como uma fábula, voltamos a recorrer à personificação, ao humor e à poesia, para fazer passar a mensagem de uma forma lúdica.

Recorde-se que Luísa Fresta, portuguesa e angolana, viveu a maior parte da sua juventude em Angola, país com o qual mantém laços familiares e culturais.

Reside em Portugal desde 1993. 

Publicou em 2012/13 uma série de crónicas sobre as décadas de 70/80 da vida em Luanda, através do Jornal Cultura – Jornal Angolano de Artes e Letras com o qual colaborou regularmente até 2015 e publicou também pontualmente em diversas revistas on-line (a moçambicana Literatas e as brasileiras Samizdat e Subversa).

Escreve regularmente desde 2013 no portal O Gazzeta, coordenado por Germano Xavier e desde 2014 publica prosa e poesia no portal Entrementes – Revista Digital de Cultura.

Desde 2016 escreve também no jornal digital Artes&Contextos.

Sobre cinema (essencialmente lusófono e africano francófono) mantém participações episódicas através de artigos de opinião no site de crítica de cinema Africiné, portal BUALA, revista Awotele, e manteve, até 2015, duas colunas na revista METROPOLIS intituladas: A 7.ª arte em África e Filmes da lusofonia.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: