6.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 9, 2021
No menu items!
InícioCulturaFilme sobre a Palheta de Monsanto candidato a Festival de Cinema Português

Filme sobre a Palheta de Monsanto candidato a Festival de Cinema Português

O filme “Do Ramo de Uma Árvore – A Palheta de 8 Furos”, um filme de Filipe Faria, é oficialmente candidato à Selecção Ensaios/Melhor Ensaio Nacional no XXVI Festival Caminhos do Cinema Português.

Trata-se de um projeto de reinterpretação da palheta de cinco furos de José dos Reis, músico e artesão de Monsanto (1911-1996), um instrumento tradicional que os autores do projeto, Filipe Faria e Pedro Castro, trabalharamem conjunto com os mestres construtores Mário Estanislau e Vítor Félix.

O filme é uma produção da Arte das Musas, em parceria com o Município de Idanha-a-Nova – Cidade Criativa da Música da UNESCO, com apoio do Ministério da Cultura e da Direção-Geral das Artes.

Os autores do projeto explicam que “do ramo de uma árvore se fez um novo instrumento: a palheta de oito furos, uma reinterpretação da palheta de cinco furos de José dos Reis. E com este instrumento se cumpriu a sua função: a música”.

Filipe Faria e Pedro Castro, no decorrer de todo o processo de construção da palheta de oito furos, presenciaram o trabalho dos mestres construtores envolvidos: Mário Estanislau e Vítor Félix.

Foi um trabalho de artesão puro que Filipe Faria registou em vídeo.

Uma viagem maravilhosa, mostrando todas as fases deste trabalho, numa conjunção de mãos e palavras sábias.

“Do Ramo de Uma Árvore”, o filme, é o resultado dessas gravações realizadas no concelho de Idanha-a-Nova.

Agora, a obra está em competição no Festival Caminhos do Cinema Português, um festival generalista de cinema focado na cinematografia contemporânea portuguesa, sendo um evento singular em Portugal pela forma como promove a exibição, discussão e a prática cinematográfica.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: