11.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Abril 19, 2021
No menu items!
Início Cultura O Cântico dos Cânticos na cultura portuguesa – ciclo de conferências na...

O Cântico dos Cânticos na cultura portuguesa – ciclo de conferências na Biblioteca Nacional de Portugal

“GRAVA-ME COMO UM SELO EM TEU CORAÇÃO”

Com o título: “Grava-me como um selo em teu coração” – O Cântico dos Cânticos, Paradigma Universal da Cultura Portuguesa vai decorrer nos dias 18 e 19 de Maio na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, um Colóquio integrado na exposição “Beija-me com os Beijos da tua Boca – O Cântico dos Cânticos – Exposição Bibliográfica e Iconográfica – Coleção poeta Gonçalo Salvado, que igualmente organiza o ciclo de conferências em colaboração com a Biblioteca Nacional.

A exposição que inaugura a 7 de Maio estará patentenum dos principais espaços da Biblioteca Nacional de Portugal, até11 de Setembro do corrente ano.

Trata-se da primeira vez que em Portugal, uma exposição bibliográfica e iconográfica e um ciclo de conferências são dedicados a este célebre poema bíblico, por muitos consideradoo mais belo poema de amor da humanidade.

O Cântico dos Cânticos, celebrado poema de amor, legado pelo Antigo Testamento, atribuído pela tradição bíblica a Salomão, datado por especialistas entre o XIII e o VII século a.C. (período do florescimento da literatura amorosa do Egipto) e no registo escrito entre o séc. VI e IV a.C, inspirou todas as expressões da arte, desde há vários séculos, na literatura, nas artes plásticas, na dança, na músicae no cinema.

Gonçalo Salvado

O ciclo de conferências – a par da exposição –  terá como principal objectivo clarificar  a extraordinária influência que o Cântico dos Cânticos excerceu na cultura de expressão portuguesa quer na suavertente religiosa, quer na profana.

A exposição “Beija-me com os beijos da tua boca”, exposição bibliográfica e iconográfica sobre o Cântico dos Cânticos,  será constituída por mais de uma centena de obras pertencentes à vasta coleção privada do poeta Gonçalo Salvado, grande influência da poesia deste autor.

Nesta coleção privilegiam-se as obras em língua portuguesa editadas em Portugal e no Brasil, algumas de grande raridade e inacessibilidade.

A mostra será completada e enriquecida com obras pertencentes ao acervo da própria Biblioteca Nacional e de outras entidades do nosso País e pretenderá reconstituir a atmosfera e recriar o imaginário do célebre poema bíblico de amor reunindo as imagens mais emblemáticas que em Portugal que lhe foram dedicadas. 

Atendendo ao valor que este universal Poema do Amor representa para a cultura portuguesa, esta exposição constituir-se-á, por certo, como uma das mais relevantes do ano de 2020, em Portugal.

Lembremos que esta exposição, cuja primeira apresentação em 2017 ocorreu na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, terá em 2020 uma visibilidade maior na Biblioteca Nacional de Portugal evidenciando a extraordinária presença no nosso País deste intemporal hino ao amor, documentada nessa mostra desde o século XV, quer no plano das versões e traduções, quer na poesia, no teatro e no ensaio, até aos nossos dias.

De salientar que a primeira mostra desta exposição em Castelo Branco recebeu o apoio da Câmara Municipal desta cidade e acompanhou o lançamento do livro de poesia de Gonçalo Salvado Cântico dos Cânticos, ilustrado com desenhos do escultor João Cutileiro (edição Bilingue Português/Hebraico) apresentado pela crítica de arte e poeta Maria João Fernandes, longo poema do autor inspirado no poema bíblico.

Uma nova edição do poema de Gonçalo Salvado, ilustrada com desenhos do escultor Francisco Simões e prefaciada pelo reconhecido ensaísta e poeta Fernando Guimarães foi editada em 2019, em original formato livro/garrafa (edição Bilingue Português/Italiano).

A sua primeira apresentação ocorreu no mês de Outubro de 2019, em Salamanca, Espanha, na Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca, numa sessão que teve como título “Gonçalo Salvado Y Su Cântico dos Cânticos”, no contexto do XXII Encuentro de Poetas Iberoamericanos.

De referir que este ano, o autor prepara a publicação de novos livros de poesia de sua autoria, um dos quais, de homenagem ao Cântico dos Cânticos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: