6.7 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Dezembro 4, 2020
No menu items!
Início Nacional Município de Proença-a-Nova promove novo ciclo de ações de sensibilização com enfoque...

Município de Proença-a-Nova promove novo ciclo de ações de sensibilização com enfoque na floresta

O Município vai levar a cabo um novo ciclo de ações de sensibilização no concelho com destaque na floresta, definidas na última reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (CMDFI) e da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC), no dia 18 de fevereiro, nos Paços do Concelho, onde também foi aprovado por unanimidade o Plano Operacional Municipal para 2020.

Prevenção de incêndios florestais, defesa de pessoas e bens e cuidados a ter com o fogo, tratamento de sobrantes agrícolas, BUPI – Balcão Único do Prédio e Georreferenciação, o regulamento municipal de apoio à reconversão de áreas florestais em agrícolas e o projeto Aldeias Seguras, Pessoas Seguras serão os temas abordados nestas sessões.

“A defesa da floresta só corre bem porque trabalhamos todos em conjunto. Isto deve-se às pessoas que estão à frente das várias instituições que atuam neste âmbito, mas também se deve ao trabalho dos cidadãos que, quer individualmente, quer em conjunto, se têm mobilizado na limpeza das faixas de combustível nos aglomerados populacionais, na reconversão de áreas florestais em agrícolas, como é o caso da aldeia da Mó, na adesão ao programa Aldeia Segura, pessoas seguras e no registo dos seus prédios rústicos que se tem refletido nos excelentes resultados do BUPi no concelho. Nunca é demais relembrar que um dos nossos bens mais preciosos é a floresta e a continuidade destas ações de sensibilização vão nesse sentido: podemos fazer ainda mais e melhor na defesa da floresta e das populações”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Estas ações arrancarão a 29 de fevereiro, às 20h30, no Polo da Biblioteca Municipal de São Pedro do Esteval.

Segue-se no dia 1 de março, às 11h00, no Salão Paroquial dos Montes da Senhora, no dia 6, às 19h00, na sede da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, no dia 8, às 15h30, na Sede da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira e às 17h30 no Edifício da Junta de Freguesia de Alvito da Beira e no dia 13, às 19h00, no Centro de Dia do Peral.

Destaque ainda para as comemorações do dia 21 de março, Dia Internacional das Florestas, no Centro Ciência Viva da Floresta, onde também acontecerá uma destas ações de sensibilização às 15h00.

Além desta sessão, no dia 21 a entrada na exposição permanente será gratuita e serão ainda distribuídas gratuitamente árvores de espécies autóctones aos visitantes.

Na reunião foi também apresentado o relatório anual da execução do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI) do ano 2019 e consolidado o PMDFCI 2020-2029, que esteve em discussão pública entre 16 de dezembro de 2019 e 8 de janeiro de 2020, e segue agora para aprovação na Assembleia Municipal.

Teve lugar ainda o briefing descentralizado do Centro Coordenação Operacional Distrital, apresentado pelo Comandante Operacional Distrital, Francisco Peraboa, que destacou “os excelentes resultados do concelho de Proença-a-Nova”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Portugal com mais 79 mortos provocados por covid-19 e 4.935 novos casos de infeção

Portugal contabiliza hoje mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da...

Sessão virtual de apresentação de resultados do projeto Desigualdades na Obesidade Infantil: O Impacto da Crise Socioeconómica em Portugal de 2009 a 2015

A prevalência de obesidade infantil em Portugal é das mais elevadas na Europa. O Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra...

Prémio Pessoa 2020 adiado para o próximo ano devido à pandemia

A atribuição do Prémio Pessoa 2020, prevista para o próximo dia 11, foi adiada para o próximo ano, pela necessidade de transferir para nova...

Covid-19: Governo pondera converter apoio nas rendas em subsídios em vez de empréstimos

O Governo está a ponderar que o apoio no pagamento das rendas, atribuído pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), possa ser...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: