18.8 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 26, 2021
No menu items!
InícioCulturaBiblioteca Municipal de Castelo Branco recebeu palestra “Já Leram a Poesia do...

Biblioteca Municipal de Castelo Branco recebeu palestra “Já Leram a Poesia do Entrudo / Carnaval da nossa Região?”

A Real Associação da Beira Interior, organizou, no dia 22 de fevereiro, uma palestra com apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco.

O orador convidado foi o investigador, professor e poeta albicastrense António Salvado, com o evento a ser realizado na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, subordinado ao tema “Já Leram a Poesia do Entrudo / Carnaval da nossa Região?”.

Na Mesa esteve o orador e o presidente da Juventude Monárquica da Real Associação da Beira Interior, Rui Mateus.

Nas várias Monografias existentes da Beira-Baixa, pouco é referido sobre o Entrudo, apenas havendo alguns versos dedicados ao tema.

O Entrudo / Carnaval diz respeito aos 3 dias que precedem a entrada da Quaresma (são 46 dias que se iniciam na Quarta-feira de Cinzas e terminam no Domingo de Páscoa).

O Entrudo tem vários significados: palhaço, pessoa mascarada, mal vestida…

A palavra Entrudo é atestada no Século XV, havia nessa época vários abusos que foram abolidos em 1817.

A palavra Carnaval é atestada em 1542, que começava no dia de Reis Magos (Epifania) e terminava na Quarta-feira de Cinzas.

O Entrudo / Carnaval, tem sido objecto de vários estudos de natureza etnográfica e etnológica, havendo semelhanças e diferenças no significado das duas palavras.

No entanto o Entrudo / Carnaval coincide com a entrada da Primavera e o fim do consumo de carne no período da Quaresma onde se jejuava.

Os romanos e teutões organizavam no começo da Primavera, cortejos marítimos com carros alegóricos, celebrando a chegada da nova estação.

Era uma festa pagã que se festejava na Antiguidade.

A utilização da máscara durante esta festividade, a máscara formalizava o grande meio para se atingir determinados propósitos como a ausência de disciplina.

Os divertimentos carnavalescos: A Divisão do Burro, O Carnaval do Galo, Chorar o Entrudo, Cacadas ou Caqueirados, Caça dos Gambozinos, O Jogo das Panelas, A Vaca Romeira, Jogar o Entrudo, O Fazer pouco Delas, As Contradanças do Carnaval, A Contradança das Cavas, A Contradança das Trancas, As Choradelas do Entrudo, As Janeiras do Entrudo,

No final da palestra Manuel Costa Alves, Maria de Lurdes Barata, Adelaide Correia e Maria de Lurdes Gonçalves recitaram uma Chacota Popular Carnavalesca – Chorar o Entrudo.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: