Marco Domingues, docente da licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação do IPCB, apresentou, enquanto autor e coordenador geral da iniciativa, um kit de materiais lúdico-pedagógicos sobre Desenvolvimento Local, dirigidos à comunidade escolar e social.
A sessão de lançamentoteve lugar na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa, e contou com a presença da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, de Domingos Lopes, presidente da Comissão Diretiva do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, e ainda de Catarina Raminhos, personalidade publica que dinamizou a sessão de lançamento com as crianças.
O kit apresentado inclui o Livro Infantil “Aprender a Animar”, com versão audiobook, a agenda “Animar pelo Desenvolvimento Local”, que realça as principais datas e temas desta área, e 4 jogos de tabuleiro dedicados aos temas “Cultura, Património e Ambiente”,“Interculturalidade, Diversidade e Inclusão”, “Solidariedade e Partilha” e“Desenvolvimento Local”.
Estes elementos abordam, de uma forma lúdica e criativa, os princípios fundamentais do desenvolvimento local, considerados também cruciais para a promoção da cidadania ativa e participativa.
Estes materiais pedagógicos são dirigidos à comunidade escolar e social, surgindo no âmbito da Campanha “Agir pelo Desenvolvimento Local”, dinamizada pelaANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local.
O objetivo passa por reforçar a visibilidade e a importância do trabalho das organizações da economia social, como as associações de solidariedade social, associações ambientais e associações de desenvolvimento local.