15.4 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 26, 2021
No menu items!
InícioRegionalPSD visitou Sarzedas e Santo André das Tojeiras no âmbito do “Mais...

PSD visitou Sarzedas e Santo André das Tojeiras no âmbito do “Mais Ambição nas Freguesias”

O presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Castelo Branco, Carlos Almeida, realizou, no sábado, dia 15 de Fevereiro, a segunda visita no âmbito do roteiro «Mais Ambição nas Freguesias», em Sarzedas e Santo André das Tojeiras, respetivamente.

O PSD Castelo Branco reitera que o objetivo principal destas visitas, prende-se com o facto de ouvirmos as nossas gentes e fazermos um levantamento de todas as situações em que a urgência de algum tipo de resposta política ou social seja chamada à nossa atenção, pois a nossa maior preocupação é com aqueles que vivem nas zonas rurais do nosso concelho e cuja voz não consegue chegar aos decisores políticos locais.

 Na freguesia de Sarzedas, as pessoas com quem fomos falando, apontaram o despovoamento e a falta de incentivos reais, como o flagelo que faz com que as nossas aldeias continuem a definhar, sem qualquer tipo de plano de ação para estagnar ou inverter a situação.

Contudo, a questão da Saúde é o principal problema que afeta estas pessoas, pois o tempo de espera para uma consulta médica é relativamente elevado e por outo lado, a problemática associada à não existência de uma farmácia como já existiu no passado (sendo que a mais perto se encontra em Castelo Branco).

Durante a visita às Sarzedas

O PSD propõe assim que possa vir a ser alocada uma farmácia à Santa Casa da Misericórdia de Sarzedas com o objetivo de servir os habitantes da freguesia e das suas aldeias anexas.

O que também deveria ser uma clara aposta, mas que não está a ser valorizado pelo nosso Município, diz respeito à produção de Azeite e de Vinho enquanto produtos endógenos de alta qualidade e que poderiam ser devidamente alavancados com o intuito de incentivar à fixação e/ou atração de pessoas de forma a perspetivar um futuro para esta freguesia.

No período da tarde e após um almoço convívio em Sarzedas, a comitiva seguiu para a freguesia de Santo André das Tojeiras.

Os elementos do PSD, foram até ao local da Destilaria Comunitária, investimento que foi anunciado com toda a pompa no período da pré-campanha eleitoral das autárquicas de 2017.

Supostamente este equipamento, deveria estar terminado até ao final de 2018, mas presentemente o edifício continua em obras e está muito longe de estar concluído.

Outro investimento no qual foi depositado uma grande esperança por parte das gentes desta freguesia e que nos foi sendo relatado pelas diversas pessoas que fomos encontrando, prende-se com a transformação da unidade de Centro de Dia em Lar de Terceira Idade, devido à enorme procura e consequentemente falta de uma resposta social adequada para o efeito.

O PSD considera que simplesmente não há o devido afinco por parte do Município em ultrapassar estas questões que são caras à população da freguesia.

Finalmente, para Santo André das Tojeiras, em função das suas caraterísticas naturais e posicionamento geográfico, ou seja a proximidade aos Concelhos de Oleiros e da Sertã, o PSD propõe, a criação de uma Central de Biomassa, como sendo um equipamento fundamental para criar emprego e fixar pessoas, com o intuito de dar alguma sustentabilidade aquele território.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: