Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Março 28, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

“A Minuciosa Arte de Recortar Papel na Literatura Infantil” em exposição na Biblioteca Municipal de Penamacor

“A Minuciosa Arte de Recortar Papel na Literatura Infantil” em exposição na Biblioteca Municipal de Penamacor
José Lagiosa

A exposição “A Minuciosa Arte de Recortar Papel na Literatura Infantil”, da autoria de Gabriela Antunes, vai estar patente na Biblioteca Municipal de Penamacor, entre os dias 3 e 27 de março.

Nesta mostra, os recortes encontrados são alusivos à literatura infantil, nos quais conseguimos encontrar referências a estórias do imaginário comum como “Os Três Porquinhos” ou “A Bela Adormecida”, entre outras.

Paper cut ou Kiriê é uma técnica oriental muito antiga, não se sabe ao certo a sua origem.

Foi encontrada pela primeira vez em Xinjiang, na China, um círculo de papel cortado simetricamente, datado aproximadamente do séc. VI.

No Japão, a existência do Kiriê é também muito antiga, data de 759 D.C. e era utilizada na fabricação de moldes para pintar os Kimonos.

Esta arte consiste em formar figuras e desenhos através de corte feito no papel, pela lâmina afiada de um x-acto de precisão.

São trabalhos muito minuciosos que requerem muita delicadeza e paciência na hora do corte, o qual, deve ser feito sem hesitação, não permitindo o retoque.

Atualmente o Kiriê ou paper cut, é utilizado para várias finalidades, tais como, capas e ilustrações de livros, marcadores de páginas, postais, calendários, decoração, entre outros.

Gabriela Antunes nasceu no Fundão em 1979, cidade onde vive e trabalha.

Tirou curso de Ensino Básico variante Português e Inglês no Instituto Politécnico de Portalegre e uma Pós-Graduação em Ciências Documentais na Universidade de Évora.

Trabalha, atualmente, na Biblioteca Municipal do Fundão.

Considera-se autodidata na Arte do Recorte de Papel.

Rodeada pelos livros e pelo mundo do imaginário dos contos infantis, começou por recriar algumas histórias em recortes de papel.

Esta é uma arte que foi descobrindo e aperfeiçoando como hobbie e, pela qual, foi crescendo uma paixão.

Os seus trabalhos surgem a partir de ilustrações de outros artistas.

Comentar