Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 1, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

“A SULAMITA” de Mestre Lima de Freitas pela primeira vez em exposição na Biblioteca Nacional de Portugal

“A SULAMITA” de Mestre Lima de Freitas pela primeira vez em exposição na Biblioteca Nacional de Portugal
José Lagiosa

NA MOSTRA BEIJA-ME COM OS BEIJOS DE TUA BOCA – O CÂNTICO DOS CÂNTICOS

A pintura da autoria do artista Mestre Lima de Freitas (1927 – 1998) dedicada ao Cântico dos Cânticos, intitulada “Sulamita”, personagem feminina central do célebre poema bíblico de amor vai ser apresentada pela primeira vez na exposição: “Beija-me com os beijos de tua boca” – O Cântico dos Cânticos – Exposição Bibliográfica e Iconográfica – baseada na coleção do poeta Gonçalo Salvado.

Trata-se de uma pintura realizada pelo histórico artista português para ser reproduzida na edição do Cântico dos Cânticos, publicada em 1993 (ilustrada por Mestre Lima de Freitas, e pelo escultor António Duarte) da autoria de Sam Levy, que traduziu o poema a partir da língua original que contou com uma introdução do poeta David Mourão-Ferreira.


Gonçalo Salvado com Helle de Lima Freitas, viúva do artista, mostrando a edição do Cântico dos Cânticos, ilustrada por  Lima de Freitas, em 1993, por debaixo do quadro  “O Jardim das Hespérides” da autoria do pintor Mestre

A pintura de Meste Lima de Freitas, de grande importância para a História do Cântico dos Cânticos em Portugal e a sua influência na cultura de língua portuguesa, pertence a uma colecionadora particular e poderá ser apreciada, em estreia, pelo público, na citada mostra.

De referir ainda que uma aguarela de Mestre Lima de Freitas, criada para a  tradução de Sam Levy, será a imagem de cartaz do ciclo de conferências:“Grava-me como um selo em teu coração” – O Cântico dos Cânticos, Paradigma Universal da Cultura Portuguesa que vai decorrer nos dias 18 e 19 de Maio de 2020 na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa.

Um Colóquio integrado na Exposição sobre o mesmo tema:“Beija-me com os Beijos da tua Boca” com inauguração a 7 de Maio e que estará  patente até 11 de Setembro do corrente ano.

Lima de Freitas foi um dos maiores artistas intelectuais do séc. XX português, cuja obra pictórica, de ilustração, de reflexão filosófica e ensaística dificilmente encontra paralelo na contemporaneidade, fazendo dele um caso único e singular no meio cultural e artístico do nosso País e um autor de referência no contexto Europeu.

“Pintor, entre outras vertentes, dos grandes mitos amorosos portugueses, fundadores (e reveladores) da nossa mais intrínseca identidade, do Amor Visionárioe do Erotismo Sublime; na sua obra a Mulher e o Feminino ocupam um lugar privilegiado e são considerados como arautos da iniciação às verdades primeiras e últimas do Ser e à própria transcendência”, como refere Gonçalo Salvado.

 “Beija-me com os beijos da tua boca”, exposição bibliográfica e iconográfica sobre o Cântico dos Cânticos será constituída por mais de uma centena de livros pertencentes à vasta coleção privada do poeta Gonçalo Salvado e que representam a grande influência da poesia deste autor.

Nesta coleção privilegiam-se as obras em língua portuguesa editadas em Portugal e no Brasil, algumas de grande raridade e inacessibilidade.

Gonçalo Salvado com Helle de Lima Freitas

A mostra será completada e enriquecida com obras pertencentes ao acervo da própria Biblioteca Nacional e de outras entidades do nosso País e pretende reconstituir a atmosfera e recriar o imaginário do célebre poema bíblico de amor reunindo as imagens mais emblemáticas que em Portugal lhe foram dedicadas. 

Atendendo ao valor que este universal Poema do Amor representa para a cultura portuguesa, esta exposição constituir-se-á, por certo, como uma das mais relevantes do ano de 2020, em Portugal.

Comentar