Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 28, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Alma Azul promove homenagem ao Padre António Afonso Ribeiro

Alma Azul promove homenagem ao Padre António Afonso Ribeiro
José Lagiosa

Parceria com a Junta de Freguesia da Lardosa

A Alma Azul, em parceria com a Junta de Freguesia de Lardosa, promove no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, às 16 horas, na sede da Junta de Freguesia, uma sessão de homenagem ao Padre António Afonso Ribeiro.

Recordar o trabalho e a presença do Padre Afonso Ribeiro na Lardosa, onde esteve entre julho de 1944 e janeiro de 1950, é o propósito desta homenagem informal e simbólica.

Recolher testemunhos das pessoas que ainda o conheceram e promover uma Conversa Aberta e franca é também o objetivo desta sessão que assinala a sua presença e recupera as memórias de um trabalho paroquial que depois continua na freguesia vizinha de Alcains, durante cinco décadas.

Padre António Afonso Ribeiro numa imagem Casa do Povo

Ao jornal Reconquista, numa entrevista, em março de 1996, o Padre António Afonso Ribeiro recorda a sua chegada à Lardosa, com alguma deceção, confessando que à missa diária compareciam apenas três senhoras idosas e na missa dominical 10 a 17 pessoas.

Mas nada disto o desanimou porque, segundo as suas palavras: “já que eles não vinham à Igreja, ia eu ter com eles ao seu trabalho para cumprimentá-los”.

Ajuda nesse ano difícil recebeu-a da professora D. Natividade, o seu primeiro apoio na Lardosa, para ganhar a confiança das crianças (e dos pais), tanta que passados dois anos, realizou a cerimónia da primeira comunhão para três dezenas de crianças.

O Padre Afonso com um grupo de crianças

Nessa altura, devido às dificuldades dos pais, foi o Padre Afonso que adquiriu o tecido para a confeção das roupas usadas na cerimónia; que a paróquia aproveitou depois em outras crianças nos anos seguintes, notas que podemos ler no livro de Florentino Beirão e Cláudia Baltazar, editado em 2004, numa homenagem à vida e ao trabalho do Padre António Afonso Ribeiro, que nasceu a 2 de fevereiro de 1916 e faleceu no dia 17 de maio de 1999.

A sessão está aberta a todos os interessados.

*Foto de capa: Alma Azul

Comentar