Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 28, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

CIMBB promove Projeto de Empreendedorismo nas escolas da região

CIMBB promove Projeto de Empreendedorismo  nas escolas da região
José Lagiosa

Está de volta o Projeto de Empreendedorismo nas Escolas da Região da Beira Baixa, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

Este ano, com dois programas educativos distintos, o “Cria o Teu Futuro” destinado para os alunos do ensino secundário e profissional e o programa “A Aventura do Gaspar” para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Pretende-se com este Projeto criar escolas, professores e alunos que tornem possível a geração de novas ideias, com mais e melhores inovações, carregadas de criatividade e originalidade, viradas para as comunidades, com um foco no empreendedorismo do território e vividas com o coração e a razão.​

Este objetivo será possível através do desenvolvimento de competências como o espírito de iniciativa, liderança, interajuda, trabalho em equipa, criatividade, entre outras, que estão na base do espírito empreendedor e que vão ao encontro das competências necessárias para enfrentar com sucesso o séc. XXI.

Integram este Projeto 14 turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico e mais de 10 turmas de Ensino Secundário e Profissional, representando os seis municípios que compõem a Região da Beira Baixa.

Ambos os Programas educativos englobam Oficinas de Formação para os professores que acompanham as turmas, as quais têm início previsto para o final do mês de fevereiro, contando já com cerca de 10 professores do 1º CEB e 8 professores do Ensino Secundário e Profissional.

O projeto já se encontra a ser implementado no terreno, tendo já sido realizada a 1ª sessão na grande maioria das turmas participantes de ambos os ciclos e estando programada para os próximos dias a 2ª sessão de trabalho com cada uma das turmas.

Importa ainda referir e divulgar alguns dos momentos altos dos dois programas educativos que já se encontram definidos, nomeadamente, o prazo limite para entrega de candidaturas ao Concurso de Ideias “Cria o Teu Futuro”, dia 9 de março, seguindo-se os Concursos Municipais de Ideias que vão decorrer entre 23 a 27 de março.

Quanto ao programa “A Aventura do Gaspar” irá decorrer durante o mês de março a Visita do Gaspar às salas de aula: Fiquem atentos!”

Esta iniciativa de promoção do empreendedorismo nas escolas insere-se no projeto liderado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa “Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”, projeto cofinanciado pelo programa regional CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu e realizado em articulação com os Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Comentar