Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 26, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Proença-a-Velha mostrou o melhor Azeite e Fumeiro num grande festival

Proença-a-Velha mostrou o melhor Azeite e Fumeiro num grande festival
José Lagiosa

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, foi possível descobrir um mundo de saberes e sabores na encantadora aldeia de Proença-a-Velha, a Capital do Azeite, com o Festival do Azeite e Fumeiro.

Nesta sua 18ª edição, opopular festival voltou a atrair muitos visitantes a esta aldeia do concelho de Idanha-a-Nova e foi inclusivamente transmitido para todo o território português e para oMundo através da TVI, no programa ‘Somos Portugal’.

No decurso do evento, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, afirmou que “o fumeiro das terras de Idanha é de grande qualidade e o nosso azeite, que valorizao olival tradicional, tem até mesmo feito um enorme sucesso na Biofach, na Alemanha, a principal feira mundial de produtos biológicos”.

Armindo Jacinto

O azeite, em particular, tem sido estratégico na promoção de Idanha-a-Nova como Bio-Região, a primeira em Portugal a aderir à Rede Internacional de Eco-Regiões. Assim, o Festival do Azeite e Fumeiro tem lugar junto do Núcleo do Azeite, um complexomuseológico de lagaresque conta a história da produção de azeite desde há 2000 anos.

“O Complexo de Lagares, que é uma referência de Proença-a-Velha,alia equipamentos históricos como o Lagar de Varas a tecnologias inovadoras, nomeadamenteum moderno Lagar Móvel vocacionado para a produção de azeite em modo biológico, que em breve estará instalado em permanência e já recebe produtores de municípios vizinhos que procuram qualidade e certificação biológica”, adiantou Armindo Jacinto.

Durante o fim de semana, as temáticas do azeite e do fumeiro foram, efetivamente, osingredientes principais da animação em Proença-a-Velha, que ofereceumuita música, animação infantil, mercado de artesanato e produtos regionais, degustações, visitas guiadas, cozinha ao vivo e ateliers culturais e de gastronomia.

A presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Helena Silva, considera que o sucesso desta 18ª edição demonstra que “o Festival já está enraizado no concelho de Idanha-a-Nova e na região. Tem conseguido afirmar como reis da festa o azeite e o fumeiro, dois produtos que as pessoas apreciam e procuram com qualidade”.

Helena Silva sustenta que a aposta no Festival do Azeite e Fumeiro “tem contribuído para o crescimento de produtores de azeite e para a valorização do olival tradicional, bem como para a promoção do receituário tradicional do fumeiro”.

O bom azeite de Proença-a-Velha

Numa edição que teve direito a direto televisivo, a presidente da Junta de Freguesia diz-se satisfeita por este ano o Festival do Azeite e Fumeiro ter sido “promovido para todo o país e para o Mundo através da TVI. Foi uma grande aposta da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova em colaboração com a Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, que demonstra quede mãos dadas conseguimos grandes feitos”.

Comentar