Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Março 28, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Ródão apurou representantes para a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Ródão apurou representantes para a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura
José Lagiosa

A Biblioteca Municipal José Baptista Martins, em Vila Velha de Ródão, acolheu, no dia 13 de fevereiro, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, na qual foram apurados os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo que vão representar o concelho na fase intermunicipal da prova, que se realiza a 22 de abril, em Castelo Branco.

Com cerca de 65 alunos inscritos, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura incidiu sobre obras incluídas no Plano Nacional de Leitura, nomeadamente, O Rouxinol e o Imperador da China de Hans Christian Andresen (1.º ciclo), Missão Impossível de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (2.º ciclo) e Três Histórias de Amor de Álvaro de Magalhães (3.º ciclo).

O concurso contemplou dois momentos: uma prova escrita sobre as obras a concurso, que serviu para selecionar os quatro melhor classificados de cada ciclo e apurar os alunos que passavam à fase seguinte, e uma prova oral para avaliar a leitura expressiva e a capacidade de expressão e argumentação, que consistiu na leitura de um excerto das obras e na resposta a uma questão colocada pelo júri.

No final, os alunos foram convidados a contribuir com o seu voto no processo de atribuição das classificações aos colegas que participaram na prova oral, o que fizeram com muito entusiasmo e sentido de justiça.

No final da fase de apuramento em Vila Velha de Ródão

Contemplada a votação do júri e dos seus pares, os vencedores do concurso foram, do 1.º ciclo,José Barateiro, Diogo Carepo, Rafaela Ribeiro e Ana Raquel Rafael; do 2.º ciclo, Ana Faustino, Virgínia Ribeiro, Lara Tavares e Nádia Ferreira; e, do 3.º ciclo, Diana Ganhão, Afonso Carmona, Leonardo Pereira e Bárbara Levita.

A fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura realiza-se no próximo dia 22 de abril, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

Comentar