Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 26, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Stefanos Tsitsipas garantido no Millennium Estoril Open

Stefanos Tsitsipas garantido no Millennium Estoril Open
José Lagiosa
  • Vencedor do Masters (ATP Finals) em Londres
  • Atual 6.º no ranking mundial
  • Mais jovem a vencer o Big 3 (Federer, Nadal, Djokovic)
  • Ligação a Portugal e ao torneio foi determinante

Stefanos Tsitsipas, vencedor do Millennium Estoril Open e do Masters/ATP Finals em 2019, é o mais recente nome desvelado para a sexta edição do maior evento tenístico nacional, cuja sexta edição irá decorrer entre 25 de abril e 3 de maio nas instalações do Clube de Ténis do Estoril, numa organização da 3Love integrada no calendário oficial do ATP Tour.

Após os anúncios de João Sousa (melhor português de todos os tempos) e de Felix Auger-Aliassime (o atual melhor teenager do mundo), a confirmação de Stefanos Tsitsipas garante antecipadamente a presença de um dos grandes protagonistas do circuito profissional masculino e de um espetacular jogador que é especialmente querido pelo público nacional.

A empatia é mútua: “O Estoril é um lugar muito especial para mim e estou ansioso por criar novas memórias em Portugal, depois de, no ano passado, ter vivido um dos melhores momentos da minha carreira até então.”, referiu o atual sexto classificado (já foi quinto) do ranking do ATP Tour em mensagem enviada à organização.

“Estamos muito orgulhosos por garantir um dos jogadores mais valiosos do circuito ATP que para mais é o nosso ‘Campeão em Título’. Existe uma ligação muito forte ao Stefanos Tsitsipas, que tem sido uma aposta nossa desde 2018, e isso foi determinante para o seu regresso” refere João Zilhão, diretor do Millennium Estoril Open.

“No discurso da entrega de prémios ficou bem patente o apego de Stefanos ao nosso país e aos portugueses, uma simpatia que se estende a toda a sua família. Sempre sentiram um carinho especial em Portugal e isso foi fundamental para que tenhamos entre nós um tenista de primeira linha e seguramente o mais fascinante jogador da nova geração”.

História de sucesso em Portugal

Stefanos Tsitsipas é o melhor tenista grego de todos os tempos e também um dos mais populares jogadores da atualidade, devido ao estilo clássico e carismática personalidade que seduziram os aficionados do Millennium Estoril Open nos dois últimos anos.

A sua ligação a Portugal já vem de longe: um dos momentos mais relevantes da carreira do jovem helénico surgiu em Oliveira de Azeméis, no ano de 2016, quando ganhou o quinto e último título Future do seu currículo (após bater o local João Domingues nas meias-finais) e dando, a partir daí, o salto para o escalão Challenger e para os eventos do ATP Tour, após ter sido número um mundial de juniores.

Em 2018, embora desgastado pela presença na final do ATP 500 de Barcelona no domingo anterior, Stefanos Tsitsipas encantou o público do Millennium Estoril Open e só perdeu no tie-break do terceiro set de uma titânica meia-final com João Sousa; atingiu pela primeira vez os oitavos-de-final de um torneio do Grand Slam em Wimbledon e o acesso à final do Masters 1000 de Toronto foi alcançado às custas de um recorde especial, ao tornar-se então no mais jovem da história do ATP Tour a derrotar, consecutivamente, quatro adversários do top 10 no mesmo torneio: Dominic Thiem(então número 8), Novak Djokovic(10), Alexander Zverev (3) e Kevin Anderson(6), sendo apenas travado por Rafael Nadal e pelo cansaço acumulado — precisamente no dia do seu 20.º aniversário. O grego fechou essa época com títulos no ATP 250 de Estocolmo e nas ATP NextGen Finals.

Stefanos Tsistsipas ATP Finals Champion 2019

Em 2019, a presença nas meias-finais do Open da Austrália, após derrotar Roger Federer, catapultou Stefanos Tsitsipas para o top 10 mundial e fez jus à condição de favorito no regresso ao Clube de Ténis do Estoril, ganhando então o seu primeiro título da carreira em terra batida.

Na semana seguinte, derrotou o “Rei da terra batida”, Rafael Nadal, perante o seu público, a caminho da final do Masters 1000 de Madrid, tornando-se no mais jovem tenista a derrotar todos os Big 3 (Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic).

A época transata ficou concluída com a retumbante vitória no torneio dos mestres, ATP Finals, que reuniu em Londres os oito melhores do ranking mundial na cimeira de encerramento da temporada; logo no ano de estreia, tornou-se no mais jovem campeão do Masters desde 2001, batendo Medvedev, Zverev, Federer e Thiem, tendo já ultrapassado a barreira dos 10 milhões de dólares em ganhos de prize-money.

Com o seu emblemático visual de bandana e físico longilíneo (1m93), Stefanos Tsitsipas faz recordar o já lendário Roger Federer, tanto pela técnica como pela elegância — destacando-se as variações da sua esquerda a uma mão e as subidas à rede como cruciais no seu plano de jogo.

O Millennium Estoril Open realiza-se de 25 de abril e 3 de maio e os ingressos já estão à venda, com algumas sessões próximas de esgotar.

Comentar