Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 26, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

TVI com ‘Somos Portugal’ no Festival do Azeite e Fumeiro

TVI com ‘Somos Portugal’ no Festival do Azeite e Fumeiro
José Lagiosa

O Festival do Azeite e Fumeiro vai animar a aldeia típica de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, nos dias 22 e 23 de fevereiro, um evento que chegará a todo o mundo através do programa ‘Somos Portugal’ da TVI.

Trata-se da 18ª edição deste festival que é uma referência na promoção dos melhores sabores e saberes da Bio-Região de Idanha-a-Nova, sempre com muita música, animação, provas de produtos, visitas guiadas e ateliers de cultura e gastronomia.

Durante o próximo fim de semana, o Festival do Azeite e Fumeiro vai estar a decorrer junto ao Núcleo do Azeite / Lagares de Proença-a-Velha, numa organização da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova em parceria com a Junta de Freguesia de Proença-a-Velha.

Festival do Azeite e Fumeiro

“No recinto onde se realiza o Festival do Azeite e Fumeiro, é contada a história dos 2000 anos da produção do ‘ouro líquido’ nesta região. O Núcleo do Azeite concilia espaços museológicos, lagares e tecnologias modernas, por isso, no ano passado celebrámos uma parceria com a Altice Portugal para promover e valorizar o azeite português”, avança o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

Na tarde de sábado, a TVI promete trazer vozes e rostos bem conhecidos dos portugueses para animar o festival, que pode acompanhar ao vivo a partir de Proença-a-Velha ou assistir em direto na emissão do ‘Somos Portugal’ para os quatro cantos do mundo.

No sábado, destaque ainda para as provas de azeite, livecooking com degustação da Maior Chouriça de Caça de Portugal, música tradicional, a visita guiada “Mil Tormentos Padeci” (Beira Baixa Cultural) e uma Grande Noite de Fados com Raquel Maria, Sandra Marques e Luís Capão.

No domingo, regressa a iniciativa “Mil Tormentos Padeci”, mas pode também participar no “Atelier de Poda Tradicional de Olival” (Beira Baixa Cultural) e no atelier de cozinha ao vivo para crianças “Vamos Encher Chouriços”.

Conte ainda com muita música tradicional e o Concurso de Máscaras de Carnaval.

Ainda no domingo, a partir das 18 horas, Proença-a-Velha recebe o concerto de Ruizinho de Penacova, que promete meter todo o público a dançar, numa comunhão de alegria e boa-disposição.

Comentar