18.8 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Setembro 24, 2021
No menu items!
InícioCulturaLançamento do livro “O Visionário” de Rosabela Afonso na UCCLA

Lançamento do livro “O Visionário” de Rosabela Afonso na UCCLA

Uma realidade ficcionada da amizade entre um rapaz nascido no interior de Moçambique e o seu companheiro leão será retratada no livro infantojuvenil “O Visionário”, da autoria de Rosabela Afonso, que será lançado na UCCLA, no dia 7 de março, pelas 16h30.

Com a chancela da Editorial Novembro, o livro será apresentado pela jornalista Isabel Silva Costa e contará com as intervenções da escritora Rosabela Afonso e da editora Avelina Ferraz.

Sinopse:

Elias nasce e cresce numa pequena aldeia do interior de Moçambique, tem por companheiro de brincadeiras Tobias, um leão nascido no mesmo dia e hora…

A vida corta-lhe o fluir dos dias felizes, quando de súbito perde a mãe e tem de se separar do seu grande amigo Tobias.

A proximidade da sua casa com o rio trouxe-lhe a visita indesejada da mosca negra, cuja picada provoca a cegueira e é na sua aldeia sem médicos, nem hospital que Elias começa a perder a visão.

No entanto, a vida é dádiva que vale a pena descobrir como vai acontecer e acontece de forma positiva quando encontramos no caminho quem espalha magia…. 

Síntese biográfica de Rosabela Afonso:

Nasceu e vive em Lisboa, Portugal.

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na Universidade Nova de Lisboa.

Casou cedo e tem dois filhos e quatro netos.

Ingressou na RTP em 1974, onde trabalhou 30 anos, em áreas tão diversas como o Centro de Formação e a Direção de Programas.

Dirigiu a Revista Grande Plano, da Casa do Pessoal da RTP, foi Regente de Emissão, Gestora de distribuição da RTP internacional (RTPi), primeiro para a Europa, depois para a Ásia e África Austral e, por fim, para os EUA, fundou e chefiou a delegação da RTP África em Moçambique.

Após o seu regresso chefiou os Departamentos de Meios Operacionais e de Distribuição da RTPi.

Tem a carteira profissional de jornalista nº 3946A.

Em 2005 assinou um protocolo com uma televisão da China (TVS), da qual foi representante em vários países, entre os quais Portugal, para a produção de documentários.

Em 2009 fundou, com uma amiga, a ACCIG – Associação Cultura, Conhecimento e Igualdade de Género, da qual foi presidente até ao final de 2014.

No âmbito da mesma foram desenvolvidos Projetos designados “Mulheres na Sociedade: Empoderar para Participar”, nos distritos de Viseu e Guarda.

Participou nas edições “Poiesis Vol. XVII” e “Roteiro(s) da Alma”, com poesia e contos. 

É autora da Coleção Infantojuvenil “As Mulheres e a República”, composta por seis volumes dedicados a seis mulheres que tenta homenagear desta forma, são elas: Carolina Beatriz Ângelo, Adelaide Cabete, Maria Veleda, Ana de Castro Osório, Angelina Vidal e Emília de Sousa Costa.

Também é da sua autoria a biografia, para crianças e jovens, de Maria de Lourdes Pintasilgo, “Maria de Lourdes, Curiosa e Brilhante” e “Os Tempos de Sophia” a biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen.

“O Visionário”, este último, é um livro infantojuvenil que trata uma realidade ficcionada.

É Curadora da primeira edição da SAM – Semana Arte Mulher, em Portugal.

É autora do Projeto “Mangualde – Cidade das histórias”.

Ana de Castro Osório, considerada a mãe da literatura infantil em Portugal, é a figura central deste projeto. 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: