Uma realidade ficcionada da amizade entre um rapaz nascido no interior de Moçambique e o seu companheiro leão será retratada no livro infantojuvenil “O Visionário”, da autoria de Rosabela Afonso, que será lançado na UCCLA, no dia 7 de março, pelas 16h30.
Com a chancela da Editorial Novembro, o livro será apresentado pela jornalista Isabel Silva Costa e contará com as intervenções da escritora Rosabela Afonso e da editora Avelina Ferraz.
Sinopse:
Elias nasce e cresce numa pequena aldeia do interior de Moçambique, tem por companheiro de brincadeiras Tobias, um leão nascido no mesmo dia e hora…
A vida corta-lhe o fluir dos dias felizes, quando de súbito perde a mãe e tem de se separar do seu grande amigo Tobias.
A proximidade da sua casa com o rio trouxe-lhe a visita indesejada da mosca negra, cuja picada provoca a cegueira e é na sua aldeia sem médicos, nem hospital que Elias começa a perder a visão.
No entanto, a vida é dádiva que vale a pena descobrir como vai acontecer e acontece de forma positiva quando encontramos no caminho quem espalha magia….
Síntese biográfica de Rosabela Afonso:
Nasceu e vive em Lisboa, Portugal.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na Universidade Nova de Lisboa.
Casou cedo e tem dois filhos e quatro netos.
Ingressou na RTP em 1974, onde trabalhou 30 anos, em áreas tão diversas como o Centro de Formação e a Direção de Programas.
Dirigiu a Revista Grande Plano, da Casa do Pessoal da RTP, foi Regente de Emissão, Gestora de distribuição da RTP internacional (RTPi), primeiro para a Europa, depois para a Ásia e África Austral e, por fim, para os EUA, fundou e chefiou a delegação da RTP África em Moçambique.
Após o seu regresso chefiou os Departamentos de Meios Operacionais e de Distribuição da RTPi.
Tem a carteira profissional de jornalista nº 3946A.
Em 2005 assinou um protocolo com uma televisão da China (TVS), da qual foi representante em vários países, entre os quais Portugal, para a produção de documentários.
Em 2009 fundou, com uma amiga, a ACCIG – Associação Cultura, Conhecimento e Igualdade de Género, da qual foi presidente até ao final de 2014.
No âmbito da mesma foram desenvolvidos Projetos designados “Mulheres na Sociedade: Empoderar para Participar”, nos distritos de Viseu e Guarda.
Participou nas edições “Poiesis Vol. XVII” e “Roteiro(s) da Alma”, com poesia e contos.
É autora da Coleção Infantojuvenil “As Mulheres e a República”, composta por seis volumes dedicados a seis mulheres que tenta homenagear desta forma, são elas: Carolina Beatriz Ângelo, Adelaide Cabete, Maria Veleda, Ana de Castro Osório, Angelina Vidal e Emília de Sousa Costa.
Também é da sua autoria a biografia, para crianças e jovens, de Maria de Lourdes Pintasilgo, “Maria de Lourdes, Curiosa e Brilhante” e “Os Tempos de Sophia” a biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen.
“O Visionário”, este último, é um livro infantojuvenil que trata uma realidade ficcionada.
É Curadora da primeira edição da SAM – Semana Arte Mulher, em Portugal.
É autora do Projeto “Mangualde – Cidade das histórias”.
Ana de Castro Osório, considerada a mãe da literatura infantil em Portugal, é a figura central deste projeto.