Foi no seguimento de uma Road Trip realizada pela zona centro de Portugal, que uma comitiva liderada pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, visitou o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco.
A Road Trip de dois dias, que passou por várias localidades do interior e litoral da zona Centro teve, como principal objetivo, conhecer os territórios e as necessidades de cada um, permitindo uma gestão mais eficaz e eficiente.
Destacando a importância do bordado de Castelo Branco a Secretária de Estado do Turismo realçou que a visita permitiu “vincar que é possível e desejável trabalhar o turismo também na componente ligada ao artesanato e à manualidade”, contribuindo, na sua opinião, para a valorização das “profissões adstritas à manualidade”.
O Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco foi o espaço cultural eleito para a visita que, segundo José Alves, vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, “permitiu potenciar e divulgar aquilo que nós temos na nossa cidade e na nossa região”.
Considerando que a marca Castelo Branco – Bordar e Receber tem sido um ponto chave de afirmação do concelho, o autarca realça ainda que a oferta cultural não se restringe apenas à cidade, “temos o Museu dos Têxteis, na União de Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo, e também o Museu do Canteiro, em Alcains, numa perspetiva de coesão social e territorial e isso é também uma afirmação que temos feito”.
A visita permitiu ainda debater estratégias de promoção do concelho a nível nacional e internacional, numa lógica de crescimento sustentado.