16.6 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 22, 2021
No menu items!
InícioRegionalBarquinha acolhe curso de gestão de serviços de águas

Barquinha acolhe curso de gestão de serviços de águas

Programa Avançado de Gestão de Serviços de Águas

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil vai realizar a terceira edição do ProAguas – Programa Avançado de Gestão de Serviços de Águas, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, entre 17 de março e 22 de maio de 2020.

Portugal tem vindo a dar uma atenção crescente ao abastecimento de água e à gestão de águas residuais e pluviais, serviços públicos essenciais para o desenvolvimento social e económico do País, para a sustentabilidade ambiental e para a saúde pública.

Para a melhoria da sua eficácia e da sua eficiência, as entidades gestoras devem procurar adotar modelos de governança e de gestão adequados, sendo a capacitação dos recursos humanos uma componente especialmente relevante.

O atual incentivo à agregação dos municípios na gestão dos serviços de águas em baixa vem implicar ainda mais um reforço da capacitação dos recursos humanos, tema aliás sempre importante face à complexidade destes serviços, aos crescentes desafios que têm que enfrentar e à continuada evolução tecnológica.

É assim do interesse nacional que os principais agentes do setor trabalhem em parceria para conseguirem uma oferta de formação e capacitação adequada no setor, sempre atualizada e com uma visão centrada nos grandes desafios ainda por resolver.

O ProAguas é promovido pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética, com financiamento do Fundo Ambiental, e realizado pelo LNEC, através do Lisbon International Centre for Water (LIS-Water).

Tem ainda a participação da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), bem como o apoio da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

O ProAguas destina-se essencialmente a decisores políticos, dirigentes e quadros com responsabilidades na gestão dos serviços de águas, de entidades municipais, estatais e privadas, sem esquecer os municípios de pequena e média dimensão.

Se houver disponibilidade de vagas podem, no entanto, participar outros profissionais interessados.

Oferece uma programação com um total de 48 módulos, com formadores de referência e integrando as melhores experiências.

O curso de formação terá a duração total de 72 horas, sendo realizado nas semanas de 17 a 20 de março, 21 a 24 de abril e de 19 a 22 de maio de 2020.

*Foto de capa: Ana Ludovino

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: