23.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 22, 2021
No menu items!
InícioCulturaAgrupamento de Escolas de Penamacor assinala Dia do Patrono

Agrupamento de Escolas de Penamacor assinala Dia do Patrono

O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) de Penamacor assinalou o Dia do Patrono, a 6 de março, com um dia aberto à comunidade e que compreendeu inúmeras atividades.

O dia arrancou com uma cerimónia no auditório da sede do AERS, na qual foram entregues certificados e diplomas a alunos, professores, funcionários e instituições que colaboram com a instituição de ensino.

Seguiram-se dois momentos musicais, a cargo dos alunos da Academia de Música e Dança do Fundão, testemunhos de antigos alunos do Agrupamento e a palestra “Saúde Pública: de Ribeiro Sanches à Medicina do Futuro” por Manuel Sobrinho Simões.

Manuel Sobrinho Simões

Manuel Sobrinho Simões nasceu no Porto.

Licenciou-se e doutorou-se em Patologia Oncológica na Faculdade de Medicina daquela cidade em 1971, tendo realizado o pós-doutoramento em 1979-80 no Instituto de Cancro da Noruega.

Ajudou a criar e dirige desde a sua fundação o Ipatimup.

Presidiu à Sociedade Europeia de Patologia de 1999 a 2001, depois de ter sido secretário-geral de 1989 a 1997.

Foi distinguido com os prémios Bordalo de Ciência, em 1996, e Pessoa, em 2002.

Foi ordenado Grande Cavaleiro da Ordem Real da Noruega e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

É professor catedrático e diretor do Departamento de Patologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, chefe de serviço no Hospital de São João, diretor do Ipatimup e vice-presidente do Health Cluster Portugal.

Durante o dia, decorreram, ainda, diversas atividades, entre as quais, de orientação ORART, exposições, atividades laboratoriais, lúdicas, jogos didáticos, atividades de aeronáutica e aeromodelismo e passeios a cavalo.

Luís Beites com um grupo de alunos

O Município de Penamacor esteve representado pelo presidente, António Luís Beites Soares, e pelo vice-presidente, Manuel Joaquim Ribeiro Robalo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, este é um dia com um grande simbolismo para a comunidade escolar do concelho que, ano após ano, relembra a ilustre figura de Ribeiro Sanches.

António Luís Beites Soares lembrou que o “Doutor Manuel Sobrinho Simões é outra ilustre figura, nossa contemporânea”, defendendo era importante aproveitar a sua presença e os seus conhecimentos, tornado o dia proveitoso.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: