24.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 22, 2021
No menu items!
InícioNacionalMunicípio aprova proposta de alteração do PDM de Vila Velha de Ródão

Município aprova proposta de alteração do PDM de Vila Velha de Ródão

Foi apresentada e aprovada na última reunião do executivo da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, que decorreu a 21 de fevereiro, uma proposta de alteração da 1ª revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), de forma a compatibilizar este documento estratégico de ordenamento do território com o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT) e o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Tejo Internacional (POPNTI), assim como acomodar as alterações indicadas no Relatório de Estado do Ordenamento do Território (REOT).

Esta aprovação do executivo vem na sequência dos procedimentos já iniciados em outubro de 2019 e após conclusão do período de participação pública, decorrido até 12 de dezembro do ano passado.

A necessidade da alteração do PDM de Vila Velha de Ródão decorre da publicação da Lei de Bases da Politica de Ordenamento do Território e de Urbanismo, do novo RJIGTe do Decreto regulamentar nº 15/2015, de 19 agosto, que introduziram alterações estruturantes no contexto legal em matéria de ordenamento do território, assim como da necessidade de adaptação ao POPNTI, contemplando ainda as alterações decorrentes do Programa Regional de Ordenamento Florestal do Centro Interior.

A proposta agora aprovada considera a análise e os resultados do REOT, recentemente elaborado e cuja versão final foi aprovada na reunião ordinária da Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão, que decorreu também a 21 de fevereiro.

O REOT, enquadra-se na obrigatoriedade legal, estabelecida na Lei de Bases da Política de Ordenamento do Território e de Urbanismo e no RJIGT, de apresentar a síntese sobre o estado do ordenamento do território do concelho.

Este é um instrumento que permite a avaliação contínua do desenvolvimento do território, tendo em conta o nível de execução dos objetivos e a concretização das ações propostas no PDM.

Reunião do executivo da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão

De acordo com as conclusões apresentadas neste relatório, não foram identificados constrangimentos assinaláveis que possam ser associados ao atual PDM e que constituam obstáculos à gestão do território, sendo os seus níveis de eficácia satisfatórios, embora esta alteração represente uma oportunidade para corrigir lapsos existentes do plano em vigor, identificados em presença de uma cartografia homologada em 2019.

Após a aprovação da proposta de alteração do PDM no âmbito da Conferência Procedimental, o documento será colocado em discussão pública, para que possa ser consultado e analisado pelos munícipes e posteriormente submetido à aprovação da Assembleia Municipal.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: