9.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioNacionalVila de Rei integra de Municípios Olivícolas da Associação de Municípios Portugueses...

Vila de Rei integra de Municípios Olivícolas da Associação de Municípios Portugueses do Vinho

A Assembleia Municipal de Vila de Rei aprovou por unanimidade, na sua reunião ordinária de 27 de fevereiro, a integração da Autarquia vilarregense na Associação de Municípios Portugueses do Vinho, na secção de Municípios Olivícolas, como forma de dar continuidade na aposta da promoção do azeite de Vila de Rei.

A secção de Municípios Olivícolas pretende congregar os interesses das áreas ligadas à produção de vinho e azeite, nas suas vertentes, económica, turística, promocional e gastronómica.

O Município de Vila de Rei encara assim este projeto como uma forma de valorização do azeite enquanto produto endógeno que contribui para o desenvolvimento dos territórios e da economia rural.

A curto prazo, esta secção da Associação vai proporcionar a participação na Feira Nacional da Agricultura em Santarém, de 8 a 16 de junho, no stand da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e o agendamento de uma reunião com a Associação Italiana ‘Associazione Nazionale Città dell’Olio’, em Siena.

Com a integração nesta Associação, o Município de Vila de Rei garante apoios na valorização dos seus recursos naturais, procura de financiamentos para projetos nacionais e transnacionais de âmbito comunitário, incentivo do desenvolvimento económico mediante uma oferta turística integrada, proteção, valorização, e promoção do território do território, das atividades agroalimentares, das produções da economia eco compatível para assegurar a permanência dos agricultores no território, entre outros.

O presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, afirma que “depois da aposta na construção do Lagar de Azeite e na criação de uma marca de azeite, a entrada nesta Associação poderá alavancar o potencial e a qualidade do azeite de Vila de Rei e, simultaneamente, potenciar o crescimento dos nossos atuais produtores de vinho que podem encarar estas atividades como opções para o desenvolvimento da nossa região.”

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading