17.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Setembro 23, 2021
No menu items!
InícioNacionalIPCB suspende aulas presenciais ente outras medidas devido ao COVID-19

IPCB suspende aulas presenciais ente outras medidas devido ao COVID-19

Considerando a evolução da propagação do vírus COVID-19 no território Português, à semelhança de outros países na Europa bem como a necessidade de mitigar o risco de disseminação deste vírus junto da comunidade académica, o Instituto Politécnico de Castelo Branco decidiu, em articulação com as autoridades locais de saúde, tomar um conjunto de medidas de contenção da propagação do vírus, que se enquadram no Plano de Contingência da Instituição.

Nesse sentido, são suspensas as aulas presenciais e outras atividades que exijam a presença dos estudantes nas instalações do IPCB e respetivas Escolas, procedendo à sua substituição por meios alternativos de ensino e aprendizagem, com adoção de metodologias de ensino a distância e realização de atividades alternativas como trabalhos e orientação em tutoria.

Não são autorizadas deslocações em serviço tanto em território nacional como internacional (incluí mobilidades Erasmus).

No âmbito da mobilidade Erasmus incoming, são canceladas todas as deslocações previstas e oriundas de países e/ou regiões onde exista transmissão comunitária ativa do COVID-19.

São suspensos todos os eventos calendarizados, designadamente conferências, seminários, cerimónias, eventos desportivos, aulas abertas, visitas de estudo, Open Days e eventos de natureza similar, internos ou externos.

São encerrados os espaços onde decorrem atividades de ensino e práticas laboratoriais, as Bibliotecas e os Refeitórios e Bares.

É suspenso o funcionamento de todos os refeitórios no modelo tradicional e é assegurado um serviço de catering por take-away aos estudantes internacionais ou outros que não possam regressar a casa e que, por essa razão, necessitam de se manter nas Residências de Estudantes.

É suspenso o atendimento presencial nos seguintes serviços:

•         Receção nos Serviços Centrais e da Presidência, nas Escolas Superiores do IPCB e nas Residências de Estudantes do IPCB;

•         Serviços Académicos;

•         Gabinete de Relações Internacionais;

•         Serviço de Recursos Humanos;

•         Serviços de Ação Social;

•         Tesouraria.

COVID-19

Salvo situações excecionais, todas as interações deverão ser realizadas com os serviços via email, telefone ou plataformas existentes para o efeito.

É suspenso o controlo de assiduidade por sistema biométrico.

O controle e validação de assiduidade, no período em que estiver suspensa a utilização dos terminais, será feita pelo respetivo superior hierárquico direto.

São suspensas todas as visitas a estudantes alojados nas Residências de Estudantes, salvo se as mesmas decorrerem de uma situação excecional e após autorização específica.

Os estudantes alojados nas Residências de Estudantes que não necessitem de permanecer nas mesmas deverão regressar às suas residências habituais, mantendo-se o funcionamento indispensável para assegurar o apoio aos estudantes que nelas permaneçam.

As medidas descritas aplicam-se até ao dia 21 de março, podendo ser ajustadas ou prorrogadas em função da evolução da situação e da avaliação que, em cada momento, for feita da adequação das medidas agora adotadas à finalidade de prevenção e controlo do COVID-19.

As medidas adotadas no IPCB têm um carácter preventivo, de forma a contribuirmos para os esforços nacionais de contenção do contágio, apelando-se a toda a comunidade uma atitude responsável para que haja um contributo mais eficaz para respondermos a este desafio atual que se coloca à nossa sociedade.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: