20.4 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 18, 2021
No menu items!
InícioCulturaAgenda dos ‘Mistérios da Páscoa em Idanha’ divulga riqueza única em Portugal

Agenda dos ‘Mistérios da Páscoa em Idanha’ divulga riqueza única em Portugal

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova acaba de editar a Agenda dos “Mistérios da Páscoa em Idanha 2020”, que investiga e calendariza as 270 tradições quaresmais e pascais que o município acolhe durante 90 dias, desde a Quarta-Feirade Cinzas ao Domingo de Pentecostes.

Na apresentação da Agenda, que este ano teve lugar em Penha Garcia, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, referiu“a imensa riqueza destaobra queaprofunda, documenta edivulga os nossos usos, costumes e tradições, mas também estimula a preservação e revitalização destas tradições por todo o concelho”.

A presente vitalidade dos Mistérios da Páscoa em Idanha comprova o sucesso do projeto.

O número de práticas e expressõesreligiosas passou, assim, de 163 em 2009 – ano da primeira Agenda – para 270 em 2020, com “ganhos muito importantes na autoestimadas populações”, sublinha Armindo Jacinto, que destaca a candidatura do projeto à Lista de Boas Práticas do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Encomendação da Almas

Pela primeira vez, a Agenda acrescenta à abordagem etnológica e ao calendário dos rituais de religiosidade popular – procissões, ladainhas, Encomendação das Almas, Martírios do Senhor, Via-Sacra, Ceia dos Doze e outras celebrações – um DVD com dois filmes inéditos, este ano dedicados às tradições de Penha Garcia durante o ciclo Pascal.

António Catana é, desde o primeiro número, o coordenador da recolha, calendarização e textos da Agenda dos “Mistérios da Páscoa em Idanha”.

Na apresentação do 12º volume da publicação, o investigador saúda “o amor do povo às suas riquezas espirituais”, agradecendo também o apoio da autarquia “no registo fotográfico e em filme das tradições, que dá aos muitos investigadores que pedem a sua colaboração no estudo dos Mistérios da Páscoa em Idanha”.

Na edição de 2020 da Agenda, o destaque temático vai para as vivências da Quaresma e Páscoa em Penha Garcia.

A obra inclui a caracterização dos principais rituais, testemunhos de “Guardiãs das Tradições Penhagarcienses”, uma homenagem à célebre Catarina Chitas (1913-2003), textos históricos do Padre João Pires de Campos (1922-2009) e registos em fotografia e em filme, através de um DVD que contém duas curtas-metragens, uma sobre a Encomendação das Almas e outra sobre os Santos Passos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: