12.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 26, 2022
No menu items!
InícioCulturaAgenda dos ‘Mistérios da Páscoa em Idanha’ divulga riqueza única em Portugal

Agenda dos ‘Mistérios da Páscoa em Idanha’ divulga riqueza única em Portugal

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova acaba de editar a Agenda dos “Mistérios da Páscoa em Idanha 2020”, que investiga e calendariza as 270 tradições quaresmais e pascais que o município acolhe durante 90 dias, desde a Quarta-Feirade Cinzas ao Domingo de Pentecostes.

Na apresentação da Agenda, que este ano teve lugar em Penha Garcia, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, referiu“a imensa riqueza destaobra queaprofunda, documenta edivulga os nossos usos, costumes e tradições, mas também estimula a preservação e revitalização destas tradições por todo o concelho”.

A presente vitalidade dos Mistérios da Páscoa em Idanha comprova o sucesso do projeto.

O número de práticas e expressõesreligiosas passou, assim, de 163 em 2009 – ano da primeira Agenda – para 270 em 2020, com “ganhos muito importantes na autoestimadas populações”, sublinha Armindo Jacinto, que destaca a candidatura do projeto à Lista de Boas Práticas do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Encomendação da Almas

Pela primeira vez, a Agenda acrescenta à abordagem etnológica e ao calendário dos rituais de religiosidade popular – procissões, ladainhas, Encomendação das Almas, Martírios do Senhor, Via-Sacra, Ceia dos Doze e outras celebrações – um DVD com dois filmes inéditos, este ano dedicados às tradições de Penha Garcia durante o ciclo Pascal.

António Catana é, desde o primeiro número, o coordenador da recolha, calendarização e textos da Agenda dos “Mistérios da Páscoa em Idanha”.

Na apresentação do 12º volume da publicação, o investigador saúda “o amor do povo às suas riquezas espirituais”, agradecendo também o apoio da autarquia “no registo fotográfico e em filme das tradições, que dá aos muitos investigadores que pedem a sua colaboração no estudo dos Mistérios da Páscoa em Idanha”.

Na edição de 2020 da Agenda, o destaque temático vai para as vivências da Quaresma e Páscoa em Penha Garcia.

A obra inclui a caracterização dos principais rituais, testemunhos de “Guardiãs das Tradições Penhagarcienses”, uma homenagem à célebre Catarina Chitas (1913-2003), textos históricos do Padre João Pires de Campos (1922-2009) e registos em fotografia e em filme, através de um DVD que contém duas curtas-metragens, uma sobre a Encomendação das Almas e outra sobre os Santos Passos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: