26.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Setembro 16, 2021
No menu items!
InícioNacionalIPCB e APTIV apresentam sistema robótico para a indústria de cablagem

IPCB e APTIV apresentam sistema robótico para a indústria de cablagem

A Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)e a APTIV dinamizaram uma sessão pública de apresentação do projeto “Sistema Robótico para a Indústria de Cablagem”, o qual surgiu num desafio lançado pela empresa ao docente Paulo Gonçalves, a fim de desenvolver um robô que melhorasse um processo produtivo, automatizando a colocação de vedantes em caixas corretoras.

O trabalho teve início em 2016, na disciplina de Sistemas de Controlo e Robótica da licenciatura em Engenharia Industrial da EST, com o aluno Rodolfo Farinha, onde foi realizado um modelo de simulação.

O processo de construção da máquina teve início com o seu projeto final de curso, tendo sido adquiridos novos componentes e utilizados outros, existentes na empresa.

Nesta fase foram realizados ajustes mecânicos, e finalizado o sistema de atuação.

Em 2017 foram desenvolvidos o sistema de visão para controlo de qualidade do produto final, a programação das tarefas a realizar pelo robô, e o interface com o utilizador, por parte do aluno Rodrigo Bernardo.

No mesmo ano foram desenvolvidos os módulos de comunicação entre os vários sistemas da máquina: autómato programável, microprocessador do sistema de análise de imagem, e computador para controlo da produção.

IPCB APTIV Robo

Estas tarefas, a monitorização da máquina e o sistema para colocação das ordens de produção foram realizadas pelo aluno Samuel Santos.

A máquina foi posteriormente preparada no laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes do IPCB.

No decurso do projeto foram realizados três trabalhos finais de curso e vários trabalhos na disciplina de Sistemas de Controlo e Robótica da licenciatura em Engenharia Industrial.

Relativamente à aplicação da norma internacional IEEE 1872:2015, foram publicados dois artigos científicos.

O sistema robótico já se encontra em funcionamento na unidade de Castelo Branco da APTIV, tendo permitido aumentar o ritmo de produção ao reduzir a mão de obra necessária e eliminar o erro humano.

Com centenas de combinações programáveis, a máquina realiza o seu trabalho de forma automática, após ordem do operador, e pode ainda verificar o trabalho final, através de inspeção visual.

Sempre que existe um erro, é realizada nova tarefa para correção do erro.

O projeto da máquina e a sua programação foi uma das primeiras no mundo a implementar a norma IEEE1872:2015 para automação e robótica.

Na sessão pública da apresentação do projeto estiveram presentes o presidente do IPCB, o diretor da EST e o responsável de manutenção e melhoria contínua da APTIV, bem como alunos, docentes e não docentes com interesse na robótica e áreas afins.

Foi também visionado um pequeno vídeo do sistema robótico em pleno funcionamento para melhor se perceber a dinâmica de um projeto que poderá vir a ser replicado noutras unidades da multinacional norte-americana que produz componentes elétricos para a indústria automóvel.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: