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Simulacro no Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova testa capacidade de reação a acidente

Com o objetivo de testar o Plano de Emergência do Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova – e a exequibilidade dos procedimentos aí definidos – foi realizado um exercício à escala total, no dia 3 de março, simulando-se um acidente com uma aeronave que se preparava para descolar, com um tripulante e um passageiro a bordo.

No cenário criado, o piloto perde o controlo da aeronave após o rebentamento de um pneu e o passageiro é projetado contra a estrutura, apresentando vários traumatismos.

Após o alerta, desencadeia-se a operação de socorro, com os Bombeiros a serem os primeiros a chegar ao local.

“No Plano estão contempladas as ações a serem desenvolvidas para fazer face a diversas situações tipificadas de emergência, onde os procedimentos de coordenação e comunicação estão evidenciados e as responsabilidades e obrigações de cada entidade envolvida estão devidamente identificadas de forma a assegurar uma resposta rápida e coordenada de todos os intervenientes internos e externos”, lê-se no briefing do exercício.

Com o simulacro, será possível testar o estado de prontidão dos meios de salvamento e socorro, verificar o tempo de resposta da infraestrutura, treinar e testar os procedimentos e conhecimentos adquiridos pelas equipas de salvamento e socorro e otimizar o tempo de resposta das entidades envolvidas, no caso a Brigada de Apoio ao Aeródromo, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Proença-a-Nova, o Comando Distrital de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de Castelo Branco (CDOS/ANEPC), o Diretor do Aeródromo e a GNR. O exercício foi realizado com o apoio da empresa SkyFunCenter – Escola de Paraquedismo, um dos utilizadores regulares do Aeródromo.

O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova é de Classe 1, com Categoria I de Salvamento e Luta Contra Incêndios.

Durante o ano de 2019, este equipamento recebeu um total de 1.186 movimentos aéreos, a maior parte dos quais proveniente da atividade de paraquedismo (778 do total).

Seguiram-se os movimentos dos aviões e helicópteros afetos ao combate aos incêndios (368) e de privados que utilizam a infraestrutura para fazer escala nos seus voos (40).

A novidade foi o surgimento de uma nova modalidade desportiva, o paramotor, responsável por cerca de 40 horas de voo.

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