Numa ótica de prevenção e contenção do Coronavírus, a Câmara Municipal de Castelo Branco reforça o plano de medidas iniciado no passado dia 11 de março, encerrando mais equipamentos, criando apoios sociais e económicos e conservando restrições a serviços que, pelo seu caráter, mantêm as portas abertas.
O município tem estado em coordenação permanente com todas as autoridades competentes para fazer face à propagação da pandemia e potenciar uma atuação imediata em caso de necessidade.
A autarquia albicastrense tem previsto um conjunto de medidas que irá implementar, após aprovação na reunião de Câmara a realizar no dia 20 de março, de forma a dar apoio à população, empresas e entidades do concelho nas áreas da educação, taxas e rendas, água e saneamento e reforço às verbas destinadas a urgências sociais.
Preocupado, mas otimista face à situação, Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco realça que “As medidas estão a ser tomadas no sentido de proteger os albicastrenses, no que respeita à propagação do vírus, minimizando as consequências sociais e económicas que poderão advir desta pandemia”, garantindo ainda que “os serviços essenciais, como o abastecimento de água, a recolha de resíduos e a limpeza, vão permanecer em funcionamento”.
No que respeita aos cuidados de saúde, e paralelamente às medidas implementadas, o líder da autarquia albicastrense realçou a disponibilidade do município para “apoiar a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco em tudo aquilo que for necessário, havendo disponibilidade financeira para adquirir ventiladores e outros equipamentos que sejam necessários”, acrescentando que “vamos manter o diálogo permanentemente”.
O município de Castelo Branco encerrou ao público vários equipamentos, desde o aeródromo, a espaços museológicos, às piscinas municipais, aos pavilhões municipais ou ao Cine Teatro Avenida, mantendo em funcionamento, mas com restrições, o complexo fúnebre, o Mercado Municipal e os balcões de atendimento da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados.
Aconselhando prudência nas deslocações à rua, Luís Correia apela à utilização de outros meios, “sempre que possível, apelo aos albicastrenses para utilizarem o telefone ou o e-mail para contactarem as entidades, de forma a evitarmos ao máximo o contacto com pessoas e com superfícies e objetos que podem estar contaminados”.
Nesse sentido foi criada uma linha de apoio no balcão único (272 330 366) para fazer face às necessidades dos albicastrenses.
No caso da Fábrica do Jovem Empreendedor, de forma a continuar o trabalho com os jovens empreendedores, os clubes de empreendedorismo irão decorrer sem alteração de horário, mas online.
O ATL Empreendedor Express também vai regressar, estando-se a criar um ATL totalmente interativo a distância.
Também numa ótica de prevenção e contenção da pandemia todos os eventos dinamizados pela autarquia nos meses de março e abril foram cancelados, tais como o Dia da Cidade, o Sopro do Acordeão, a Feira da Vinha e do Vinho, a Feira do Queijo, o Mercado da Criadilha e os espetáculos no Cine Teatro Avenida, não obstante, outras vias alternativas, irão ser utilizadas para a dinamização da cidade, tais como as redes sociais e o site do município.