17.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Setembro 23, 2021
No menu items!
InícioRegionalCovid-19: Aprovado Plano de Operações Municipal da Sertã

Covid-19: Aprovado Plano de Operações Municipal da Sertã

O edifício dos Paços do Concelho da Sertã acolheu, na sexta-feira, 20 de março, a reunião restrita da Comissão Municipal de Proteção Civil. Em cima da mesa esteve o Plano de Operações Municipal – Covid19 que foi aprovado por unanimidade.

Este plano surge no contexto da pandemia Covid19 como forma de agilizar a resposta da Proteção Civil às emergências na protecção de pessoas, constituindo-se como uma plataforma estratégica e como um instrumento de planeamento, organização, coordenação e comando operacional.

O PLANOP define a “arquitetura da estrutura de direção, comando e controlo, a forma como é assegurada a coordenação institucional, a regulação, a articulação e otimização da atuação operacional das forças integrantes do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), dos organismos e instituições envolvidas ou a envolver nas operações, entendida esta na vertente da proteção e socorro, tendo em vista o cumprimento dos objetivos estratégicos definidos pelo Governo nesta matéria.”

Após a aprovação do plano, José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, determinou a sua activação às 0 Horas de 21 de março.

Relativamente ao período de emergência decorrente da pandemia, o autarca referiu que o “Município da Sertã tem no terreno uma rede informal de apoio e assistência aos munícipes em situação de maior vulnerabilidade. Esta rede encontra-se a realizar diversas ações em contacto permanente com as juntas e uniões de freguesia e a Guarda Nacional Republicana, sendo composta por uma equipa multidisciplinar do Município da Sertã”.

Na referida reunião estiveram presentesrepresentantes das duas corporações de bombeiros do Concelho (Sertã e Cernache do Bonjardim), Guarda Nacional Republicana, Centro de Saúde e Delegado de Saúde.

Estiveram também presentes representantes de algumas Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho da Sertã e representante da Santa Casa da Misericórdia da Sertã.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: