9.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioRegionalInformação da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão aos Munícipes

Informação da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão aos Munícipes

O aparecimento e a rápida evolução epidemiológica do novo Coronavírus por todo o mundo representa um enorme desafio para a nossa sociedade e implicou a tomada de uma série de medidas que, até há pouco tempo, julgaríamos impensáveis.

Não sendo ainda conhecida uma forma eficaz de eliminar esta ameaça, resta às autoridades nacionais e locais optar por um conjunto de medidas, num difícil equilíbrio entre a segurança e a liberdade, que minimizem a propagação da doença e dos seus efeitos na população em geral.

Neste momento de contornos particularmente difíceis não posso deixar de expressar a todos os rodenses, uma palavra de solidariedade, tranquilidade e confiança, sem no entanto esquecer a responsabilidade que cada um de nós tem no combate a esta epidemia.

As recomendações da Direção Geral de Saúde, agora reforçadas pela declaração do estado de emergência nacional, indicam que o isolamento social é a única forma de nos protegermos uns aos outros e salvaguardar o bem-estar dos nossos filhos, pais e avós.

Tendo em conta esta realidade e as diretrizes do Governo e das entidades públicas de saúde, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão mobilizou os seus colaboradores e implementou um Plano de Contingência que coloca em prática um conjunto de medidas preventivas.

Num primeiro momento, adiámos todos os eventos programados pela autarquia e encerrámos por tempo indeterminado os seguintes equipamentos municipais:

  • Biblioteca Municipal José Baptista Martins
  • Casa de Artes e Cultura do Tejo
  • Posto de Turismo
  • Espaços Museológicos
  • Centro Náutico de Vila Velha de Ródão
  • Ginásio Municipal
  • Estádio Municipal de Vila Velha de Ródão

Em simultâneo, reduzimos o atendimento presencial e optámos por colocar alguns trabalhadores do município em teletrabalho, garantindo no entanto a continuidade dos serviços mínimos essenciais, como a recolha de lixo oua limpeza urbana.

Os Serviços Municipais encerrados podem ser contactados através do telefone 272 540 300 ou do e-mail geral@cm-vvrodao.pt.

Os transportes municipais foram também suspensos, no entanto considerando a falta de alternativa no concelho e a necessidade de apoiar a população mais idosa ou carenciada, o Município de Vila Velha de Ródão disponibiliza apoio para as deslocações, inadiáveis e urgentes, como, por exemplo, para a aquisição de medicamentos.

Para o tratamento das questões relacionadas com este assunto foram ativadas duas linhas de apoio: 300 044 300 e 300 044 333.

Uma vez que as escolas se encontram encerradas, os alunos do escalão A do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão que pretendam usufruir da prestação de apoios alimentares, devem utilizar as referidas linhas de apoio ou aceder à plataforma Ródão Participa (http://participacoes.cm-vvrodao.pt).

O Município continua a acompanhar a situação em permanência e a trabalhar em estreita colaboração com as entidades com competências nas diferentes áreas, a nível local e nacional, podendo vir a ser tomadas outras medidas preventivas ou criados outros mecanismos de apoio que se revelem necessários.

Certo de que saberemos enfrentar mais esta crise, da qualsairemos mais fortes e preparados, reforço a disponibilidade da autarquia para continuar a apoiar todos aqueles que necessitem e agradeço a serenidade e coragem demonstrada nestes dias pelos Rodenses, num esforço coletivo de se adaptarem a esta nova realidade, vencer esta batalha depende em grande parte da nossa capacidade de adotar os comportamentos de precaução e higienização recomendados.

Não poderia igualmente terminar sem deixar um agradecimento muito especial a todos os profissionais de saúde, aos bombeiros e elementos da Proteção Civil, a todos os que garantem a continuidade dos serviços essenciais, muito em especial aos funcionários do município que com grande dedicação e voluntarismo se colocaram ao lado dos que estão na linha da frente deste combate!

A todos bem-hajam!

O presidente da Câmara Municipal,
Luís Miguel Ferro Pereira

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading