22 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioNacionalAutarquia de Castelo Branco manifesta disponibilidade da autarquia para aquisição de testes...

Autarquia de Castelo Branco manifesta disponibilidade da autarquia para aquisição de testes ao COVID-19

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, revelou disponibilidade da autarquia para a aquisição dos equipamentos necessários para a realização de testes ao SARS-CoV-2/COVID-19 para a Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco, que vem ao encontro da disponibilidade para a aquisição de ventiladores e outros equipamentos manifestada anteriormente.

O autarca anunciou ainda outras medidas que foram tomadas, como a disponibilidade de alojamento alternativo para os profissionais de 1ª linha que pretendam não estar em contato com as suas famílias, ou a proibição de utilização de todos os parques infantis, polidesportivos a céu aberto e skateparque, medida que se estendeu às várias Freguesias, medidas que vêm reforçar a prevenção e combate ao SARS-CoV-2/COVID-19, acrescentando que este deve ser feito “sem alarmismos e com a máxima tranquilidade que a situação permite”.

As novas medidas foram anunciadas na conferência de imprensa realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco que teve como objetivo esclarecer a comunidade albicastrense, e onde estiveram presentes também o vice-presidente da Autarquia José Augusto Alves e representantes da ULS, nomeadamente a Diretora Clinica Eugénia André, a Patologista Sandra Paulo, e o Delegado de Saúde Joaquim Serrasqueiro.

Segundo Sandra Paulo, médica patologista, “o equipamento para realização de testes que se está a adquirir vai permitir realizar até 4 testes em simultâneo e obter o resultado em cerca de 45 minutos”.

Atualmente os testes realizados em Castelo Branco estão a ser enviados para o Hospital Sousa Martins, na Guarda, e os resultados demoram entre 12 a 14 horas a ser divulgados.

Salientando o processo de aquisição de diversos materiais para a ULS, tais como ventiladores, monitores, ecógrafos, rx-portáteis e equipamentos para a realização de testes ao SARS-CoV-2/COVID-19, Eugénia André, Diretora Clínica da ULS, abordou ainda as medidas já implementadas.

Para além do cancelamento de consultas não urgentes e da mudança dos horários de visitas, que poderão ser suspensas, foram criados espaços próprios para receber doentes com Covid-19.

Paralelamente o hospital criou áreas distintas no serviço de urgências para doentes “Covid” e “Não Covid” e o 4º piso está apto a receber doentes infetados com o vírus.

Sobre o comunicado que emitiu, Joaquim Serrasqueiro, Delegado de Saúde, referiu que este “obriga” todos os cidadãos que não residem habitualmente no Concelho de Castelo Branco, e que regressaram ou regressarão a este Concelho, quer venham do Estrangeiro ou de zonas de contágio comunitário do País, permaneçam em isolamento domiciliário durante 14 dias, afirmando que esta “não é uma medida contra ninguém, é antes pelo melhor de quem cá está e de quem chega”.

Destacando a faixa de risco que a 3ª idade representa, José Augusto Alves, vice-presidente da autarquia albicastrense assegurou que todos os lares de idosos têm o seu plano de contingência e sala de isolamento e que “a autarquia está a acompanhá-los diariamente”, acrescentando que uma das medidas que todos tomaram foi o cancelamento de visitas.

O município de Castelo Branco tem estado em coordenação permanente com todas as autoridades competentes para fazer face à propagação da pandemia e potenciar uma atuação imediata em caso de necessidade.

Recorde-se que de acordo com o relatório de situação epidemiológica em Portugal, lançado pela Direção-Geral de Saúde, dia 25 de março, o concelho de Castelo Branco ainda não apresenta casos de Covid-19.

.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading