5 a 10 abril – Aberta a todos os interessados
“Cândido ou O Otimismo”, de Voltaire, é o livro escolhido para a Comunidade de Leitores em Quarentena, coordenada pela Alma Azul.
A Comunidade de Leitores em Quarentena prolonga-se por toda a semana e tem início sempre no domingo.
No próximo domingo, dia 5, serão partilhados os textos de “Cândido ou o Otimismo”, de Voltaire, e alguns comentários, como os de Isabel Alçada, Roland Barthes ou de Rui Tavares.
De 5 a 10 de abril recebemos os comentários dos Leitores inscritos que partilhamos em rede por todos os membros da Comunidade, no dia 11, sábado.
A Comunidade não será contínua. A Alma Azul criará sempre uma nova Comunidade, apenas com os Leitores inscritos para a troca de argumentos e comentários sobre o Livro a apresentar no domingo.
Todos os Leitores interessados em participar na Comunidade dedicada ao livro “Cândido ou O Otimismo”, de Voltaire, devem inscrever-se na Comunidade de Leitores em Quarentena, através do alma.azul.1999@gmail.com até às 23 horas, do próximo sábado, dia 4 de Abril.
“Cândido ou O Otimismo” é um conto filosófico em tom de sátira, com parte da ação a decorrer em Lisboa, aonde o protagonista, Cândido, chega no dia 1 de novembro de 1755.
François Marie Arouet, mais conhecido por Voltaire, publicou o conto em 1759, e desde então tem sido fonte de reflexão filosófica permanente, especialmente em épocas de crise.