21.7 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioNacionalA gestão do trabalho remoto e a solução tecnológica de Gamification para...

A gestão do trabalho remoto e a solução tecnológica de Gamification para formação e integração dos colaboradores de uma empresa

A Neves de Almeida HR Consulting disponibiliza soluções que permitem às organizações aproveitar e maximizar o potencial dos seus colaboradores, gestores e decisores em tempos de incerteza, capacitando as empresas para responderem aos seus desafios e responsabilidades atuais e futuros

Os estudos indicam que os colaboradores que trabalham a partir de casa são mais felizes, produtivos e mais leais à organização.

Mas em casos de desastres naturais ou como na atual pandemia do Covid-19, pode não haver alternativas.

Com mais pessoas a trabalharem remotamente, a Neves de Almeida HR Consulting, consultora de gestão especializada em Recursos Humanos, aponta como se pode aproveitar ao máximo o trabalho remoto e apresenta soluções que dinamizam e melhoram este formato da atividade laboral.

As empresas deverão, sempre que possível, privilegiar reuniões através de videoconferência.

As deslocações e reuniões presenciais com muitos interlocutores devem ser evitadas e mesmo as entrevistas presenciais poderão também ser realizadas com recurso a videoconferência. 

A higiene dos equipamentos e do material manipulado diariamente deve ser reforçada e a sua partilha evitada.

Ao trabalhar remotamente, nomeadamente de casa, a separação entre o tempo de trabalho e o tempo de descanso pode ser difícil.

Sem limites bem definidos e rituais para marcar o início e o fim do dia, os colaboradores poderão estar sempre a trabalhar, ou a sentirem-se culpados se não estiverem.

Desde logo o ritual de se vestir para trabalhar, passando por definir um local de trabalho em casa. Idealmente um quarto que tenha uma porta, mas acima de tudo um local onde se possa evitar sinais e solicitações das outras pessoas que estão em casa quando se está a trabalhar.

Outro aspeto é a resposta sensorial e nada é mais eficaz do que desligar do dia de trabalho do que encerrar os equipamentos ou agendar uma qualquer atividade que obrigue a terminar e a arrumar os assuntos e temas laborais.

Ao nível da gestão há que perceber quais as necessidades das pessoas e das equipas que trabalham remotamente pois é preciso uma maior organização e critério do que na gestão de uma equipa num só local.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading