Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Julho 12, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

ALIANÇA: Denuncia destruição de ninho de cegonhas na chaminé da antiga Prazol em Castelo Branco

ALIANÇA: Denuncia destruição de ninho de cegonhas na chaminé da antiga Prazol em Castelo Branco
José Lagiosa

A Direcção Política Distrital de Castelo Branco do Aliança acaba de tomar posição pública sobre a questão da chaminé e o ninho e cegonhas que desde ontem tem sido grande preocupação das gentes albicastrenses.

“Atendendo ao atentado ambiental a que assistimos nos últimos dias, e tendo sido um acto repetido, a Direcção Política Distrital da Aliança enviou hoje mesmo várias denúncias aos organismos competentes”., refere o partido em comunicado.

Fumo a sair da chaminé na tarde de terça feira, 3 de março

“Pois, nos termos do Decreto-Lei n.º 49/2005 de 2005-02-24, aplicável a todas as espécies de aves,bem como aos ovos, ninhos e habitats de todas aquelas espécies, é proibido de acordo com oArtigo 11 ‘Destruir, danificar, recolher ou deter os seus ninhos e ovos, mesmo vazios´.

Este atentado, foi cometido num terreno onde está a ser construída uma nova superfície comercial, [Continente] tendo sido a obra licenciada pela autarquia albicastrense.

O partido Aliança enviou nesta data, “requerimento à Câmara Municipal de Castelo Branco para consulta do respectivo projecto urbanístico”, e em simultâneo foram enviadas denuncias ao SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente), ao ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas) e ao CITES (Convention on International Trade in Endangered Sprecies of wild fauna and flora).

“Entendemos que a destruição de um ninho de uma espécie protegida, sem serem criadas condições alternativas para a nidificação pode constituir um crime punível por lei, num momento em que a sensibilidade para as questões ambientais está na ordem do dia não podemos aceitar tais atitudes, tais como atear fogo a uma chaminé onde existe um ninho”, conclui o partido Aliança.

Comentar