11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioCulturaAutarquia albicastrense celebra Dia Internacional da Mulher

Autarquia albicastrense celebra Dia Internacional da Mulher

APRESENTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO

O dia 9 de março ficou marcado, em Castelo Branco, pela celebração do Dia Internacional da Mulher que se assinala, anualmente, no dia 8 de março.

A iniciativa foi uma organização da Câmara Municipal de Castelo Branco, em parceria com a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (AL – AD), e teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade em geral para a igualdade e para a não discriminação.

 Na sessão esteve presente o vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Augusto Alves, que salientou o trabalho continuo do município “nas questões sociais, culturais e económicas”, destacando o investimento executado pela autarquia “na promoção da igualdade através de parcerias feitas, nomeadamente, com a AL – AD”.

O autarca fez ainda um balanço sobre o papel do município nesta temática “temos assumido com a sociedade civil o combate às desigualdades, através de projetos lançados pelo Governo Central, como por exemplo o programa Município Solidário, o Núcleo de Apoio à Vítima, ou o Centro de Acolhimento de Emergência”.

 Durante a sessão foi apresentado o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, que visa potenciar as intervenções existentes relativas à promoção da igualdade entre mulheres e homens, promover a partilha de recursos e de informações entre os vários agentes locais, reforçar o conhecimento dos agentes locais em matérias de igualdade de género e aumentar a visibilidade das políticas locais para a igualdade de género, consertando estratégias de intervenção.

Presente na sessão esteve também Arnaldo Braz, presidente da AL – AD, que destacou a importância do Dia Internacional da Mulher “ a luta pela igualdade é um princípio pelo qual a AL – AD procura, ano após ano, através de um conjunto de projetos e iniciativas, reforçar e consolidar junto da comunidade civil, é por isso que no Dia Internacional da Mulher é importante recordar que os direitos das mulheres são direitos humanos que temos de continuar a defender até que exista de facto igualdade”.

No âmbito do projeto InterCOOLturas – Mediadores Municipais e Interculturais, coordenado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, em parceria com a AL – AD, foi também desenvolvida a exposição fotográfica “Sou Mulher, Sou Cigana”, assinada pelo fotógrafo José Pio e criada pela equipa de mediadores intermunicipais e interculturais, que procura sensibilizar a comunidade local sobre as especificidades da realidade social em que vivem estas cidadãs.

A exposição itinerante retrata as vivências do dia-a-dia de trinta mulheres de etnia cigana residentes em Castelo Branco nos seus mais diversos contextos.

O projeto InterCOOLturas – Mediadores Municipais e Interculturais visam o reforço da integração das populações mais vulneráveis, designadamente, comunidades ciganas e migrantes, bem como o aprofundamento do diálogo intercultural, contribuindo para um ambiente socialmente mais coeso, para o incremento à qualidade de vida sentida e para uma melhor convivência intercultural.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading