Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 25, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Biblioteca Itinerante da Sertã com números “muito positivos” no primeiro ano de atividade

Biblioteca Itinerante da Sertã com números “muito positivos” no primeiro ano de atividade
José Lagiosa

A Biblioteca Itinerante da Sertã – Biblioandante assinalou, no dia 20 de março, o seu primeiro ano de existência.

Neste período, registou-se uma adesão de 7632 pessoas nos 37 lugares abrangidos pelo projeto.

Os números agora apresentados revelam ainda que a Biblioandante efetuou, neste primeiro ano, 4699 empréstimos domiciliários (livros, DVD’s, jornais e revistas), a que acrescem mais 191 pedidos realizados pelos seus utentes, a larga maioria dos quais foi satisfeito.

Refira-se também que as técnicas adstritas ao projeto realizaram 23 recolhas patrimoniais: histórias de vida, testemunhos, lengalengas, orações e canções.

Este serviço do Município da Sertã, coordenado pela Biblioteca Municipal Padre Antunes, tem sido “uma aposta ganha, ficando demonstrado que os serviços de proximidade são fundamentais para levar algum bem-estar às nossas comunidades mais isoladas, reduzindo, ao mesmo tempo, distâncias e oferecendo serviços diferenciadores”, sublinhou José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã.

Uma aposta ganha

O autarca não tem dúvidas de que, “com a Biblioteca Itinerante, se inaugurou um novo capítulo no relacionamento entre o Município e os seus munícipes, cumprindo-se, em simultâneo, um sonho antigo, alimentado por várias gerações”.

José Farinha Nunes mostra-se “muito orgulhoso” no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Biblioandante em todo o concelho da Sertã e destaca “a forma entusiasta como este projeto foi recebido pela nossa população”.

Esta Biblioteca Itinerante, além de contar com os serviços habituais de uma biblioteca, disponibiliza serviços de apoio à saúde e outros.

É, pois, possível consultar livros e revistas, fazer rastreios médicos, preencher e entregar formulários e requerimentos de diferentes serviços, aceder à Internet, fazer fotocópias e pagamentos através do MB Spot, a mais recente valência disponibilizada.

Está ainda em análise a instalação do Posto Móvel do Cidadão, cuja equipa está já devidamente preparada para esse efeito.

Neste momento, a Biblioandante tem quatro parcerias estabelecidas (duas farmácias e dois institutos óticos) para concretizar os rastreios médicos simples.

Refira-se que as comemorações deste primeiro aniversário foram suspensas, bem como o serviço da própria Biblioteca Itinerante, devido à situação de excecionalidade que se vive no país, por causa da pandemia provocada pela Covid19.

Comentar