Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 4, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Tesouro Mundial em exposição na mostra Beija-me com os beijos da tua boca

Tesouro Mundial em exposição na mostra Beija-me com os beijos da tua boca
José Lagiosa

O CÂNTICO DOS CÂNTICOS NA BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL

Considerada uma obra-prima da arte medieval e um verdadeiro tesouro a nível mundial, a Bíblia de Cervera, texto bíblico manuscrito e iluminado, em pergaminho, do séc. XIII-XIV, vai estar presente na mostra Beija-me com os beijos da tua boca – O Cântico dos Cânticos – Exposição Bibliográfica e Iconográfica – baseada na Coleção do poeta Gonçalo Salvado, patente na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, de 7 de maio a 11 de setembro de 2020.

A Bíblia de Cervera, que deve ao seu nome a ter sido executada em Cervera (actual província de Lérida, na Catalunha, Espanha) é também considerada uma Bíblia Hebraica, ou mais corretamente Tanakh, colecção dos principais textos sagrados do judaísmo.

Como tal inclui apenas os livros do Antigo Testamento, das Sagradas Escrituras da religião cristã, de que faz parte oCântico dos Cânticos.

Escrita em língua hebraica, profusamente iluminada, com motivos moçárabes,  judaicos ou da arte gótica francesa e ibérica (revelando um elevado grau de interculturalidade, único, em outro manuscrito da mesma época) está entre as mais antigas e mais importantes bíblias sefarditas (termo usado para referir os descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha) que sobreviveram à destruição da maior parte das comunidades judaicas nos reinos de Castela e Aragão, a partir de 1931, e à expulsão dos Judeus da Espanha em 1492 e de Portugal em 1498.

O manuscrito foi adquirido em 1804, na Holanda, por indicação de um dos mais relevantes homens de cultura do Século das Luzes, o bibliotecário-chefe da Real Biblioteca Pública da Corte em Lisboa (hoje Biblioteca Nacional de Portugal), e pertence, na atualidade, ao acervo  desta instituição destacando-se, pela sua antiguidade e excelência,  como a mais importante obra do género existente em Portugal, e uma das obras mais valiosas do mundo.

Gonçalo Salvado mostrando um fac-simile da versão do Cântico dos Cânticos inserida
na Bíblia de Cervera (séc. XIII-XIV), obra- prima da arte medieval e uma das obras
mais valiosas do mundo

Muito raramente exposta (foi peça central durante a exposição Medieval Jewish Art in Contextno Museu Metropolitan, em Nova Iorque, em 2012), a sua presença na Exposição  Beija-me com os beijos da tua boca – O Cântico dos Cânticos – Exposição Bibliográfica e Iconográfica vem chamar a atenção para o valor histórico e para o alto significadoe importância da mostra, a primeira realizada em Portugal sobre o Cântico dos Cânticos, poema bíblico celebrado como o mais belo poema de amor da humanidade e que marcou indelevelmente a cultura portuguesa.

“Beija-me com os beijos da tua boca”, exposição bibliográfica e iconográfica com o tema do Cântico dos Cânticos será constituída por mais de uma centena de livros pertencentes à vasta coleção privada do poeta Gonçalo Salvado e que representam a grande influência da poesia deste autor.

Nesta coleção privilegiam-se as obras em língua portuguesa editadas em Portugal e no Brasil, algumas de grande raridade e inacessibilidade.

A mostra será completada e enriquecida com obras pertencentes ao acervo da própria Biblioteca Nacional e de outras entidades do nosso País e pretende reconstituir a atmosfera e recriar o imaginário do célebre poema bíblico de amor reunindo as imagens mais emblemáticas que em Portugal lhe foram dedicadas.

Está ainda previsto um Colóquio, integrado na exposição, com o título: “Grava-me como um selo em teu coração” – O Cântico dos Cânticos, Paradigma Universal da Cultura Portuguesa” que irá decorrer a 18 e 19 de Maio.

Atendendo ao valor que este universal Poema de Amor representa para a cultura portuguesa, esta exposição constituir-se-á, por certo, como uma das mais relevantes do ano de 2020, em Portugal.

http://www.bnportugal.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1552%3Aexposicao-beija-me-com-os-beijos-da-tua-boca-o-cantico-dos-canticos-7-maio-11-set-20&catid=171%3A2020&Itemid=1556&lang=pt

Comentar