Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 28, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

UGT Castelo Branco comemora Dia Internacional da Mulher no Lar do Fratel no concelho de Vila Velha de Ródão

UGT Castelo Branco comemora Dia Internacional da Mulher no Lar do Fratel no concelho de Vila Velha de Ródão
José Lagiosa

Como vem sendo hábito, a UGT Castelo Branco vai também este ano comemorar o Dia Internacional da Mulher, 8 de Março (domingo), com um evento de cariz social, a ter lugar no Lar do Fratel no concelho de Vila Velha-de-Rodão.

A UGT CB e a Direcção do Lar, unem-se assim para assinalar este dia.

O objectivo é promover uma tarde diferente a todos os utentes, Mulheres e Homens, dessa instituição.

Deste modo a UGT CB, e os membros que a compõem, irão oferecer flores, um postal alusivo ao dia e um lanche.

Irá também ter lugar um momento musical com a participação a título voluntário do acordeonista Manuel Ascensão.

Deste modo, a UGT CB vai LEVAR UM DIA DIFERENTE AO LAR DO FRATEL, homenageando assim as Mulheres, as Mães, as Avós e também os Homens, que se encontram numa situação mais vulnerável.

Será um momento de convívio, confraternização e partilha, com início previsto para as 15H00 de dia 8 de Março, no Fratel.

A convite da UGT CB vai também estar presente no convívio uma “grande Mulher”, também uma lutadora de causas e ex-colaboradora do semanário Reconquista, a Cristina Mota Saraiva.

Recorde-se que o dia 8 de Março é o resultado de uma série de factos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até às primeiras décadas do século XX.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca ficou decidido que o dia 8 de Março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para a luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal).

Mas, somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, é que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de Março.

Comentar