A indústria Norueguesa dos produtos do mar continua a trabalhar para fornecer alimentos seguros, sustentáveis e nutritivos neste contexto de pandemia
As pescas, aquicultura e os produtores de alimentos que têm por base os produtos do mar são considerados de importância fundamental para a sociedade pelo governo norueguês.
Esta indústria, em conjunto com as autoridades governamentais, o sector dos transportes e outras partes da cadeia de valor, estão a trabalhar em conjunto para manterem a produção e distribuição dos produtos noruegueses.
Em muitos mercados para onde a Noruega exporta é notório o aumento da procura por produtos do mar (peixe e mariscos) processados e pré-embalados, além de produtos com datas de validade mais longas, como bacalhau e peixe congelado.
A indústria norueguesa está a reagir de forma ágil e rápida a estas mudanças e está a reprogramar a sua produção.
Apesar da logística – com as questões de restrições aos transportes decorrentes da pandemia, ser um grande desafio, estão a ser feitos esforços para manter todos os embarques e atividades de carga para garantir um fornecimento constante de frutos do mar norueguês.
Os níveis de captura e produção mantêm-se relativamente normais.
Mantendo um diálogo constante com a indústria, o Governo está a assegurar a questão dos controlos fronteiriços e a emitir certificados de exportação de frutos do mar e outros produtos, garantindo que as verificações de segurança alimentar são mantidas.