14.9 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 28, 2021
No menu items!
InícioNacionalESART desenvolve máscara de proteção facial

ESART desenvolve máscara de proteção facial

O Esart Project Factory do Instituto Politécnico de Castelo Branco, equipa que presta apoio a projetos da licenciatura em Design de Interiores e Equipamento e do mestrado em Design de Interiores e Mobiliário da Escola Superior de Artes Aplicadas, e ainda no desenvolvimento de projetos para a comunidade, desenvolveu um suporte para máscaras de proteção facial.

A viseira, aberta na parte superior, ganha forma depois de adicionados um acetato e um elástico a este elemento, o qual pode ser criado em menos de trinta minutos numa impressora 3D.

Máscara de proteção facial

Com uma forma otimizada para lhe conferir resistência, a peça tem a dimensão de 18 por 14,5 centímetros, pesando apenas 14 gramas ao ser utilizadoo plástico de poliácido láctico (PLA), polímero de origem biológica e biodegradável.

A ausência de acabamentos, para lá da remoção da película resultante da impressão, facilita a colocação do acetato.

Já o não ter arestas em contato com a pele e a superfície que toca a testa ser curva evita lesões causadas pelo uso intensivo da máscara.

Outra das vantagens na elaboração da ESART Face Maské o recurso a materiais que podem ser adquiridos no retalho.

É o caso da película transparente ou acetato, comum em encadernações no formato A4, dos elásticos de fita caseada ou de outro tipo, à venda em retrosarias, e dofurador de escritórionecessário para fazer os orifícios.

O ficheiro para a impressão em três dimensões, bem como as instruções de produção, montagem e uso, estão disponíveis em https://www.thingiverse.com/thing:4257166.

Assim que descarregado, basta abri-lo num software próprio e definir os parâmetros de impressão, consoante o material escolhido.

ESART Face Maské fabricada com o recurso a materiais que podem ser adquiridos no retalho

Existe também uma versão adaptada  para as impressoras com menor dimensão de mesa.

De acordo com o Esart Project Factory, o projeto pretende ajudar o maior número de pessoas, em particular aquelas que precisam de proteção permanente contra o Covid-19, nomeadamente médicos, enfermeiros ou funcionários de unidades de saúde.

A iniciativa está a gerar interesse nas redes sociais, sobretudojunto de técnicose empresários da região, principais beneficiários do uso desta máscara no exercício de profissões que impliquem deslocações e um contacto regular com a população.

Após cada utilização, naturalmente que os responsáveis recomendam a limpeza dos suportes com água e sabão ou com uma solução desinfectante.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: