28.9 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Junho 24, 2021
No menu items!
InícioNacionalRTP2 transmite Histórias da Beira Baixa dia 8

RTP2 transmite Histórias da Beira Baixa dia 8

“Das Pedras Fez-se Terra – Histórias da Beira Baixa”, é este o título do documentário que estreia na televisão portuguesa no dia 8 de abril pelas 23h10 na RTP2, com o patrocínio da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

Esta é uma produção da Lx Filmes em pareceria com a Ocidental Filmes com argumento e realização de Madalena Boto.

O documentário guia-nos numa viagem de 45 minutos à descoberta da Beira Baixa, das suas histórias, contadas na primeira pessoa por residentes da zona e dos seus tesouros naturais e arqueológicos.

Cientistas e naturalistas vão ajudar-nos a perceber este território profundamente marcado pelo diálogo milenar entre água e rocha.

Os rios que o delimitam garantiram um importante refúgio ancestral para as populações humanas e para a biodiversidade.

A beleza da Beira Baixa

Mas a falta de nutrientes do solo e a dureza do clima, impuseram desde sempre condições desafiantes aos seus habitantes, que aqui narram as suas histórias de superação e resiliência.

Numa altura em que estar em casa é um imperativo, esta é uma forma de viajar até à Beira Baixa sem que haja necessidade de sair do conforto do lar e aproveitar este confinamento para conhecer um pouco melhor o coração da Península Ibérica.

Este documentário faz parte do projeto da CIMBB “Beira Baixa: 3 Dias 3 Experiências” que pretende promover o turismo no território da Beira Baixa.

“Beira Baixa: 3 Dias. 3 Experiências, é um programa cofinanciado pelo Turismo Centro de Portugal, Centro2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Paisagem agreste mas de uma beleza estonteante

Relembre-se que a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) é uma associação de âmbito territorial que visa a realização de interesses comuns aos Municípios que a integram.

O âmbito geográfico desta Comunidade Intermunicipal compreende os Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e tem como missão potenciar e promover o desenvolvimento da sub-região, otimizando e defendendo os interesses comuns dos Municípios, de forma a reforçar a identidade conjunta do território.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: