21.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioCulturaComunidade de Leitores em Quarentena Especial dedicada a jovens dos 16 aos...

Comunidade de Leitores em Quarentena Especial dedicada a jovens dos 16 aos 18 anos

Dia Mundial do Livro 2020 na Alma Azul – 19 a 25 de abril

Para assinalar o Dia Mundial do Livro que se comemora a 23 de Abril, e para estimular os jovens na Leitura e no comentário escrito, a Alma Azul promove de 19 a 25 de abril uma Comunidade de Leitores em Quarentena (especial) dedicada a jovens dos 16 aos 18 anos.

A proposta é igual à que semanalmente a Alma Azul dirige a todos os Leitores em Quarentena: Inscrições na Comunidade até dia 18 de Abril, sábado, às 23 horas, na morada eletrónica: alma.azul.1999@gmail.

O envio do texto será no dia 19, domingo, do conto integral de Eça de Queirós, “Civilização”, que está na origem do romance “A Cidade e as Serras”.

Desenho de Eça de Queirós da autoria de Mário Botas

A Alma Azul enviará ainda a todos os inscritos, algumas notas e comentários dos professores Carlos Reis e Maria das Graças Moreira de Sá sobre o Conto e sobre o autor.

Os jovens entre os 16 e os 18 anos inscritos na Comunidade de Leitores em Quarentena, Dia Mundial do Livro 2020 devem enviar os seus comentários por escrito até dia 23 de Abril, às 23 horas.

No dia 25, sábado, serão partilhados em rede os textos-comentários enviados sobre o conto “Civilização”, de Eça de Queirós.

A partir desses textos-comentários ao conto, a Alma Azul escolherá um dos textos e oferecerá dez títulos (à escolha do premiado) da coleção Literatura Portátil Alma Azul, que conta com autores de relevo da Língua Portuguesa, como Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Camilo Castelo Branco e Machado de Assis, entre outros.

Os livros serão enviados para casa do premiado, pelo correio, após a sua escolha dos títulos.

Tratando-se de uma atividade de Leitura e Escrita livre, os jovens podem recorrer ao apoio de professores, pais, avós, tios e amigos, para a elaboração do comentário com que participarão na Comunidade de Leitores em Quarentena – Especial Dia Mundial do Livro 2020.

A Alma Azul vai ainda contactar Bibliotecas Escolares e Professores de Língua Portuguesa, na divulgação da proposta como atividade literária para jovens do 3.º Ciclo (16-18 anos).

Será esta uma das iniciativas com que a Alma Azul vai comemorar o Dia Mundial do Livro, em 2020, sempre à distância e seguindo as regras da Direção Geral de Saúde, mas com o empenho de sempre na promoção e valorização da Leitura em Portugal.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading