24.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 22, 2021
No menu items!
InícioRegionalSertã promove Terapia da Fala com sessões à distância

Sertã promove Terapia da Fala com sessões à distância

Projeto Bússola

No âmbito da valência Terapia da Fala, no corrente ano lectivo já decorriam as sessões de avaliação para acompanhamento das crianças e dos alunos que, sendo abrangidos pelo escalão 1 ou 2 do abono de família, tinham, entregue a autorização dos encarregados de educação para o efeito, após a sua sinalização pelos docentes através da Equipa Multidisciplinar (EMAEI) do Agrupamento de Escolas da Sertã e avaliação inicial pela Terapeuta da Fala contratada pelo Município da Sertã.

No contexto de pandemia pela Covid19 que motivou o encerramento das escolas, as sessões de Terapia da Fala foram interrompidas, à semelhança de grande parte das atividades incluídas no plano anual.

Mesmo não constituindo uma área pedagógica, o Município da Sertã, ciente de que a Terapia da Fala proporciona e facilita a aquisição de competências que potenciam a aprendizagem, propôs ao Agrupamento de Escolas da Sertã que o acompanhamento das crianças e alunos sinalizados fosse retomado através de teleterapia.

Recorrendo às novas tecnologias é possível manter as sessões de Terapia da Fala com crianças e alunos à distância, usando aplicações gratuitas de

conversação em tempo real que permitem videochamada, como é o caso do Skype, Messenger, Whatsapp, entre outras, tratando-se assim de uma forma de teleterapia.

À semelhança das sessões presenciais, as sessões de teleterapia funcionarão de forma personalizada e permitirão adquirir e desenvolver capacidades.

Os procedimentos serão planeados e desenvolvidos à semelhança do que seria em contexto presencial em ambiente escolar: contacto com os pais/ encarregados de educação, autorizações, registos e feedbacks.

As sessões deverão começar ainda esta semana e serão organizadas pela Terapeuta da Fala de acordo com a aceitação deste modelo por parte dos pais/encarregados de educação, após a definição das plataformas a usar e os horários (que poderão ser ajustados de acordo com a disponibilidade dos encarregados de educação).

Refira-se que a valência Terapia da Fala cumpriu recentemente o primeiro ano da sua implementação através do Projeto Bússola.

Este primeiro ano de implementação abrangeu dois anos lectivos durante os quais foram sinalizadas pelo Agrupamento de Escolas da Sertã 55 crianças e alunos da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, das quais 14 eram já acompanhados em unidades de saúde.

Os 41 alunos restantes foram avaliados e, destes, 27 foram acompanhados pela Terapeuta da Fala contratada pelo Município da Sertã.

O Projeto Bússola é um projeto de prevenção e intervenção em contexto escolar desenvolvido em parceria com o Agrupamento de Escolas da Sertã.

É composto por técnicos da área da educação e da área social e a sua ação desenvolve-se no âmbito da promoção do sucesso escolar e da prevenção do abandono escolar.

É financiado pelo PEDIME I (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo) e considerado para candidatura ao PEDIME II.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: