26.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Setembro 16, 2021
No menu items!
InícioCulturaDom Quixote na Comunidade de Leitores em Quarentena

Dom Quixote na Comunidade de Leitores em Quarentena

Inscrições gratuitas de 26 de abril a 2 de maio

Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, numa tradução de Miguel Serras Pereira, é o livro escolhido para a Comunidade de Leitores em Quarentena, que se realiza de 26 de abril a 2 de maio, através de inscrições (gratuitas) para a morada eletrónica da Alma Azul: alma.azul.1999@gmail.com até sábado, dia 25 de abril, às 23 horas.

No dia 26 de abril, domingo, a Alma Azul distribui três anexos, em rede, pelos inscritos: um anexo a explicar o funcionamento da Comunidade de Leitores em Quarentena, o segundo anexo, leva fragmentos do livro escolhido, no caso do próximo dia 26, um capítulo completo de Dom Quixote de la Mancha e o terceiro anexo, um comentário do livro do autor Milan Kundera, expresso no seu livro “A Arte do Romance”.

Os participantes na Comunidade têm até sexta-feira, dia 1 de maio, para enviar os seus comentários.

No dia 2, sábado, a Alma Azul partilha, em rede, todos os comentários recebido até às 23 horas, de sexta-feira.

Dom Quixote em Ilustração de Gustave Doré

Recordamos que Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, é uma das obras mais relevantes da Literatura Universal e de múltiplas interpretações.

Milan Kundera, no livro já citado, escreve: “Compreender com Cervantes o mundo como ambiguidade, ter de enfrentar, em vez de uma única verdade absoluta, um monte de verdades relativas que se contradizem (verdades incorporadas em egos imaginários chamados personagens), possuir pois como única certeza a sabedoria da incerteza, exige um força muito grande”.

Um desafio à Leitura e ao Comentário é a proposta da Alma Azul para o Estado de Exceção em que vivemos e em que os livros têm um papel artístico de relevo, no prazer da Leitura e na diversidade de pensamento sobre o Mundo que habitamos, que, através da tecnologia do século XXI, se pode partilhar e discutir em rede; a partir da nossa casa.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: