18.8 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Setembro 24, 2021
No menu items!
InícioNacionalCovid-19: Mutualista ganha "Gulbenkian Cuida" para apoiar idosos - Apoio da Fundação...

Covid-19: Mutualista ganha "Gulbenkian Cuida" para apoiar idosos – Apoio da Fundação Calouste Gulbenkian

Associação da Covilhã consegue financiamento para executar um projeto concelhio com um conjunto de medidas para responder à atual situação

A Mutualista Covilhanense, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, vai implementar um projeto que visa apoiar a população idosa do concelho da Covilhã durante a pandemia e até final de 2020, através de medidas como videoconsultas médicas, uma linha de contacto direta para apoio psicossocial, cuidados de saúde ao domicílio ou uma bolsa de voluntariado para auxiliá-los em tarefas do dia-a-dia.

Chama-se “Cuida com amor – Protege com afeto” e foi um dos 69 projetos nacionais selecionados no concurso “Gulbenkian Cuida”, cujos resultados foram divulgados na última quinta feira.

Através desta iniciativa e em parceria com o Instituto de Segurança Social, a Fundação Calouste Gulbenkian distribui 1,2 milhões de euros pelo país, para apoiar organizações da sociedade civil que prestam apoio aos idosos, um dos grupos de maior risco no âmbito da doença Covid-19.

O projeto da Mutualista, único contemplado no concelho da Covilhã, deverá arrancar em maio e terá um apoio de vinte mil euros para executar as medidas, valor máximo atribuído pela Fundação.

“É um projeto transversal a toda a instituição, dado que envolveráo Gabinete de Ação Social, o Centro Clínico, a Farmácia, a Unidade Móvel de Saúde e o Serviço de Apoio Domiciliário”, explica Nelson Silva, presidente da Direção.

O dirigente sublinha que “os beneficiários deste amplo projeto serão não só utentes que beneficiam já dos serviços da Mutualista, nomeadamente nas valências de apoio à 3ª Idade e nas aldeias servidas pela Unidade Móvel, como também a população sénior em geral que precise de auxílio neste momento excecional que vivemos”.

Em relação à bolsa de voluntariado, a ideia é a de captar voluntários que ajudem em tarefas como realizar compras ou pagar contas, reduzindo as saídas dos idosos e a possível exposição ao vírus.

Quanto às videoconsultas, serão da especialidade de Clínica Geral e serão realizadas a partir do Centro Clínico da Associação.

No que respeita aos cuidados de saúde ao domicílio, e em complemento às videoconsultas médicas, incidirão sobretudo nas áreas da enfermagem e do apoio farmacêutico.

O “Cuida com amor – Protege com afeto” prevê também a continuidade da iniciativa “Farmácia à sua porta”, lançada pela Farmácia da Mutualista em março passado, que consiste na entrega gratuita de medicamentos ao domicílio na cidade da Covilhã, eainda o reforço de recursos humanose materiais da Associação.

A Mutualista Covilhanense tem atualmente cerca de 3.500 associados e presta serviços a 136 idosos nas suas valências de apoio à 3ª Idade, dos quais 40 na Estrutura Residencial.

O Serviço de Apoio Domiciliário da Associação cresceu exponencialmente no último mês: antes desta pandemia tinha 60 utentes em casa, atualmente tem quase 100, em virtude do encerramento provisório do seu Centro de Dia.

Estes utentes, perto de 36, passarem a ser assistidos em casa, em consequência da pandemia.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: