7.5 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 3, 2020
No menu items!
Início Nacional Município da Sertã celebrou Protocolo “Emergência abem: COVID-19”

Município da Sertã celebrou Protocolo “Emergência abem: COVID-19”

Rede Solidária do Medicamento

Em resposta aos desafios impostos pelo atual período de emergência decorrente da pandemia COVID-19 e na sequência de diversas medidas já implementadas, designadamente a Rede de Apoio e Assistência aos Munícipes em situação de maior vulnerabilidade, o Município da Sertã celebrou com a Associação Dignitude, responsável pela Rede Solidária do Medicamento, o“Protocolo de Emergência abem: COVID-19”.

O Município da Sertã, ciente de que cidadãos de grupos de risco, por força das restrições atualmente impostas, vêem-se, em muitas situações, privados ou com muitas dificuldades no acesso a bens essenciais, tinha já decidido em março último colocar em prática a “Emergência abem: COVID-19″, tomando a decisão, de forma extraordinária, de permitir a permanência dos beneficiários no Programa sem a necessária reavaliação socioeconómica, prolongando automaticamente a validade dos cartões por um período de três meses.

Na sequência daquela decisão, foi agora celebrado com a Associação Dignitude, o Protocolo Emergência abem: COVID-19, para dar resposta a situações de munícipes que não se encontram abrangidos pela condição de recursos do Programa abem: mas que possuem necessidades específicas decorrentes deste período difícil.                     

O protocolo possui validade de três meses, podendo ser renovado por igual período, e permite que sejam beneficiários do “Programa abem: Rede Solidária do Medicamento” todas as pessoas que se encontram numa situação fragilizada pela pandemia COVID-19, identificados pelo Município da Sertã, e abrange, para efeitos de comparticipação, todos os medicamentos adquiridos nas farmácias aderentes, quando prescritos em receita médica e comparticipados pelo Sistema Nacional de Saúde.

O “Programa abem: Rede Solidária do Medicamento” é um programa dinamizado e gerido pela Associação Dignitude, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos fundada em 2015 por entidades do setor social e do setor da saúde.

Possui caráter nacional e já se encontra em várias regiões do país, resultando de várias parcerias instituídas com entidades a nível local, nomeadamente autarquias, IPSS e outras instituições com intervenção na área social.

Todas as farmácias do concelho da Sertã são parceiras do Programa: Farmácia Confiança, Farmácia Farinha, Farmácia Lima da Silva e Farmácia Patrício.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, deve ser dada uma palavra de agradecimento à Associação Dignitude por “ajudar a criar condições de apoio direto aquem mais precisa nestes tempos incertos e complexos, permitindo assim que a ninguém falte a medicação por razões económicas”.

Acrescente-se que a Rede de Apoio e Assistência aos Munícipes em situação de maior vulnerabilidade, desenvolvida em articulação permanente com as Juntas e Uniões de Freguesias do concelho e assegurada por uma equipa multidisciplinar do Município da Sertã desde o passado 16 de março, apoiou até à dataum total de 65 famílias.

Daquelas, 24 corresponderam a pedidos de entrega de medicamentos, 24 a pedidos de entrega de alimentos e bens de primeira necessidade urgentes e as restantes a outros pedidos de acompanhamento e/ou informação.

Destaque, finalmente, para o facto de, na sequência daquelas solicitações, 11 novos agregados familiares terem sido referenciados para passarem a integrar o Programa do Banco Alimentar Contra a Fome.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Campanha Nacional “desMarca a Diferença”

A Guarda Nacional Republicana inicia hoje, dia 3 de dezembro, uma campanha de sensibilização denominada por “desMarca a Diferença”, em todo o território nacional,...

Covid-19: Vacinação prioritária para profissionais de serviços essenciais e cidadãos vulneráveis afirma Costa

O primeiro-ministro afirmou hoje que haverá critérios transparentes na definição das prioridades na administração da vacina contra a covid-19, estando nas primeiras categorias os...

Nos 40 anos do IPG Joaquim Brigas diz que se“pôs fim à estagnação do ensino” na instituição

Impedido de celebrar o seu 40º aniversário presencialmente, o Instituto Politécnico da Guarda colocou no site uma mensagem do presidente. Nela são recordados os...

PROENÇA-A-NOVA: “Comprar é ganhar” arranca no comércio local

Já está em marcha mais uma edição do concurso “Comprar é ganhar no comércio local”, promovido pelo Município de Proença-a-Nova desde 2012. Promover e revitalizar...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: