14.9 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 25, 2021
No menu items!
InícioRegionalMunicípio de Oleiros próximo das populações no apoio psicossocial

Município de Oleiros próximo das populações no apoio psicossocial

Linhas de Apoio Extraordinário realizaram até ao momento cerca de 200 atendimentos e 36 entregas

As duas linhas telefónicas de apoio extraordinário (social e psicológico), criadas pelo Município de Oleiros para fazer face ao período atual de emergência decorrente da pandemia Covid-19, realizaram até ao momento cerca de 200 atendimentos.

A operação decorre já há 5 semanas (desde o dia 23 de março) e tem envolvido técnicos da área social e Psicologia, numa dinâmica interdisciplinar que tem assegurado um serviço solidário e de proximidade junto de grupos vulneráveis da população.

A linha de apoio social extraordinário (933 570 653) destina-se a grupos vulneráveis (pessoas com idade superior a 65 anos, doentes crónicos, portadores de deficiência, famílias monoparentais e quem se encontre em situação de isolamento, sem suporte familiar e social).

Esta pretende auxiliar os habitantes na aquisição e entrega de medicamentos e bens alimentares de 1.ª necessidade.

Até ao momento, foram realizados nesta linha 44 atendimentos e efetuadas 36 entregas.

No caso da linha de apoio psicológico de emergência (936 377 521), esta destina-se à população concelhia que necessite de ajuda na gestão do isolamento, ansiedade e angústia decorrentes da conjuntura atual, sendo-lhe prestados primeiros socorros psicológicos.

Desde a sua abertura, foram já registados 64 atendimentos diretamente relacionados com a pandemia, prestando informações, realizando psicodidática, estabilização emocional e técnicas de gestão de ansiedade e gestão emocional.

Para além deste serviço, o Gabinete de Psicologia continua a assegurar (por telefone ou videochamada) o apoio habitual aos seus utentes, como é o caso do apoio ao luto, contabilizando 89 atendimentos.

As contingências atuais que limitam o acompanhamento presencial dos familiares aos utentes doentes, bem como as limitações impostas nas cerimónias fúnebres, constituem desafios que exigem um acompanhamento mais regular de suporte e aos quais o município não é indiferente.

Recorde-se que as Linhas de Apoio Extraordinário funcionam nos Dias Úteis, das 9H às 12H30 e das 14H às 17H30 (LASE) e das 10H às 12H30 e das 14H às 16H30 (LAPE).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: