26.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Setembro 16, 2021
No menu items!
InícioRegionalApoio da autarquia albicastrense possibilita autonomia do Hospital Amato Lusitano

Apoio da autarquia albicastrense possibilita autonomia do Hospital Amato Lusitano

 REALIZAÇÃO DE TESTES AO SARS-CoV-2/COVID-19

No seguimento do apoio de 200 mil euros da autarquia albicastrense à Unidade Local de Saúde, o Hospital Amato Lusitano adquiriu equipamentos que possibilitam a realização de testes ao SARS-CoV-2/Covid-19 em 45 minutos.

Com a aquisição destes equipamentos o hospital ganha competências no que respeita à realização de testes ao vírus, situação que antes não se verificava.

Considerando que o valor monetário dirigido à ULS “foi para apoiar a instituição na prevenção e combate à pandemia” o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, mostra-se satisfeito uma vez que “a aquisição de material não só fortaleceu o nosso hospital em matéria de diagnóstico ao vírus, mas também lhe possibilitou a aquisição de novas competências”.

O Hospital Amato Lusitano encontra-se agora munido por um extrator automatizado de ácidos nucleicos, por um módulo para ensaios PCR multiplex e ainda por uma plataforma de diagnóstico molecular rápido.

Assegurando que estão já a ser realizados testes de pesquisa de vírus “de grande importância no diagnóstico diferencial da Covid-19”, Eugénia André, Diretora Clínica do Hospital Amato Lusitano considera que os novos equipamentos “representam um passo inequívoco no desenvolvimento da área de diagnóstico em biologia molecular, permitindo a realização de testes para a pesquisa de SARS-CoV-2. Nesta plataforma será também possível efetuar testes na área da microbiologia” e “na área da virologia estão também disponíveis testes”.

Desde a primeira hora que a autarquia albicastrense tem estado em alerta constante às necessidades sentidas pela ULS, apoiando-a na prevenção da propagação e combate ao SARS-CoV-2/Covid-19, não só ao nível financeiro, mas também ao nível humano e logístico.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: