23.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 22, 2021
No menu items!
InícioNacionalAHRESP entregou ao Governo proposta para a reabertura dos estabelecimentos de restauração...

AHRESP entregou ao Governo proposta para a reabertura dos estabelecimentos de restauração e bebidas

Procedimentos para reabertura dos estabelecimentos de Restauração e Bebidas serão validados pela Direção Geral da Saúde, Autoridade para as Condições de Trabalho, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e pelo Turismo de Portugal

A AHRESP já entregou ao Governo uma proposta de Guia de Boas Práticas com vista à reabertura dos estabelecimentos de Restauração e Bebidas.

O documento elaborado pela AHRESP foi amplamente discutido com empresários do setor de várias tipologias, realidades de estabelecimentos e regiões, e teve também em conta as experiências internacionais decorridas até ao momento.

Depois de revisto pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), pela Direção Geral da Saúde (DGS) e pelo Turismo de Portugal (TdP), o Guia será devolvido à AHRESP para ser concluído.

O Guia de Boas Práticas abordará temas como a capacitação dos empresários e colaboradores; a reorganização dos espaços; as regras de controlo de entrada, as regras de higiene pessoal, o fardamento e equipamentos de proteção individual (EPI’s), as regras de limpeza e desinfeção, os cuidados a ter na preparação e confeção de alimentos, menus e serviço, bem como requisitos específicos para self-service e buffets, take away, delivery e drive-in.

Em complemento ao desenvolvimento deste Guia, e com vista ao respeito pelas suas orientações, a AHRESP encontra-se também a preparar sessões de capacitação através de vídeos dirigidos aos empresários e seus colaboradores.

A AHRESP destaca ainda a criação de um Selo Distintivo atribuído aos estabelecimentos que respeitem as boas práticas, o que ajudará a transmitir a desejável confiança aos consumidores.

Recorde-se que na semana passada (21 de abril) a AHRESP reuniu com o Primeiro-Ministro António Costa, com o Ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, a Secretária de Estado de Turismo, Rita Marques, e o Secretário de Estado da Saúde, António Sales, para discutir as condições de uma possível reabertura dos estabelecimentos do canal HORECA.

Na reunião, a AHRESP defendeu que a reabertura dos setores que representa dependiam de duas condições: da definição de regras específicas nas áreas da saúde, higiene e segurança para clientes, trabalhadores e instalações, bem como de apoios às empresas, particularmente no que diz respeito à manutenção dos postos de trabalho e à aquisição de equipamentos necessários.

A AHRESP vai abordar este e outros temas de igual importância para o canal HORECA num seminário online sobre Problemas e Soluções para o Canal HORECA, realizado com o apoio de diversas autarquias. O Webinar realiza-se amanhã, dia 29 de abril de 2020, entre as 11h e as 13h, através da página de Youtube da AHRESP em https://www.youtube.com/user/AHRESP.

Em cima da mesa de discussão está o Balanço da Crise COVID-19 no Alojamento Turístico e na Restauração, a reabertura dos estabelecimentos, o Guia de Boas Práticas AHRESP e ainda os Apoios Financeiros, Lay-off, prorrogações de pagamentos de impostos e moratórias.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: