17 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioNacional“Camião da Esperança” já realizou testes a 1.000 portugueses

“Camião da Esperança” já realizou testes a 1.000 portugueses

  • Nos primeiros 10 dias da iniciativa promovida pela Galp, TVI e Rádio Comercial foram testados cerca de mil portugueses
  • Foram detetados 15 casos positivos de Covid-19, o que permite uma rápida atuação e uma redução do risco de contágio
  • O Camião da Esperança vai estar na estrada até 17 de maio. Próximas paragens previstas nos distritos de Évora, Leiria e Viseu

A percorrer as estradas de Portugal há dez dias e com cerca de 900 quilómetros percorridos, o Camião da Esperança, uma iniciativa conjunta da Galp, TVI, Rádio Comercial, já testou cerca de mil portugueses nas regiões de Vila Real, Chaves, Régua, Vouzela, Almodôvar e Moura.

Ao todo, foram diagnosticados 15 casos positivos de Covid-19, o que permite um rápido seguimento do doente e uma consequente redução do risco de contágio para a restante população.

A circular nas zonas mais isoladas do país, onde existe maior população afastada dos serviços médicos e com menor capacidade de mobilidade, o projeto Camião da Esperança marca a diferença por aumentar o número de testes realizados nessas regiões e, assim, permitir uma rápida atuação face à doença. 

O Camião da Esperança vai estar na estrada até 17 de maio, percorrendo o país de norte a sul.

Calendário das próximas paragens:

Distrito de Évora     30/04 – Reguengos de Monsaraz

Distrito de Leiria      01/05 – Castanheira de Pêra       

Distrito de Viseu      02/05 – Tabuaço

Distrito de Viseu      03/05 – São João da Pesqueira

Distrito de Viseu      04/05 – Penedono

Com capacidade para realizar cerca de 100 testes por dia, a operação técnica no terreno é liderada pela Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública e conta com uma equipa solidária de quatro médicos, quatro enfermeiros, dois administrativos e um motorista.

Todo o trabalho está a ser feito em articulação com a Autoridade Regional de Saúde (ARS) de cada região para garantir que o diagnóstico cumpre todos os requisitos científicos necessários.

Este é o esforço de vários parceiros nacionais, KPMG, Unilabs, Mundipharma, Planetiers World Gathering e GlobalSport, que com os promotores principais pretendem combater a desigualdade em zonas de maior dificuldade de mobilidade, através de um gesto que muda tudo.

Só os utentes identificados previamente pelas ARS, nomeadamente pelos Centros de Saúde locais serão encaminhados para o camião. 

Esta parceria reforça a estratégia da Galp no apoio aos portugueses, à comunidade médica e a todos os que estão na primeira linha do combate à pandemia Covid-19.

Conheça as várias iniciativas da Galp e da sua Fundação aqui.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading